Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Cuidados básicos garantem saúde do bebê nos primeiros meses
Pais devem ter atenção com roupas apertadas e chupetas com cordinha na hora de dormir. Aleitamento materno é fundamental para desenvolvimento saudável da criança.
Cuidados básicos garantem saúde do bebê nos primeiros meses
Foto: Reprodução

Nos primeiros meses de vida, o bebê precisa do auxílio da mãe e da participação do pai para praticamente tudo. Seja na alimentação, na hora de dormir ou para tomar banho, o papel dos pais é fundamental para que a criança se desenvolva de maneira saudável. Mas como fazer isso sem colocar em risco a vida do recém-nascido?

Para o pediatra Mário Cícero Falcão, do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP), o ideal é que a criança fique sob os cuidados exclusivos dos pais durante, pelo menos, os primeiros seis meses de vida. "Entendo que nem sempre isso seja viável porque os pais precisam trabalhar, mas alguns cuidados são fundamentais, principalmente na hora de amamentar", afirma.

A também pediatra Lélia Cardamone Gouvêa, especialista em nutrição infantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ressalta a importância do contato com a mãe. "Por mais cuidadoso que alguém seja, não vai ser como a mãe, que tem a sensibilidade de entender as necessidades do filho. A conversa e o contato visual, além do físico, são muito importantes para o desenvolvimento do bebê. Todos os seus sentidos são estimulados", diz.

Amamentação
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno é recomendado até, pelo menos, os seis meses de idade da criança. Além do benefício nutricional, o leite da mãe tem componentes imunológicos, que previnem infecções. "O leite tem todos os nutrientes de que o bebê precisa na dosagem certa. Nos primeiros seis meses do bebê não é preciso nenhum outro alimento além do leite", afirma Lélia.

Para Lélia e Falcão, não há quantidade nem períodos determinados para a mamada. "A criança deve ser amamentada à medida que demonstre fome, e a mãe saberá identificar as necessidades de seu filho", diz Falcão.

Na hora de mamar, o bebê deve ser colocado em posição confortável, de preferência sentado e não deitado, para evitar refluxos. "Não é fisiológico amamentar o bebê deitado, até porque ninguém come nessa posição. O bebê deve estar sentado e, de preferência, em contato direto com o corpo da mãe", diz Lélia.

Depois da mamada, é fundamental colocar o bebê em pé para arrotar. E ele precisa ficar em pé no colo, com a cabeça atrás do ombro da mãe e a barriga na altura do ombro. "Vale lembrar que não é em toda mamada que o bebê vai arrotar, porque isso depende da quantidade de ar ingerido. Ainda assim, todos eles devem ficar nessa posição durante cerca de 15 minutos antes de serem deitados. A posição do bebê deitado também deve ser levada em conta. De acordo com Falcão, a melhor posição para o bebê é de lado.

Sono
A hora de dormir deve ser segura e tranqüila para o bebê. A primeira dica é não colocar a criança na cama entre os pais. "A criança deve dormir em seu berço. Hoje em dia não é difícil colocar uma babá eletrônica, ou mesmo deixar o berço ao lado da cama dos pais para evitar preocupação, mas jamais dormir junto com o bebê", diz Falcão.

A preparação do berço também é importante. "O bebê se mexe durante o sono. Então, se o protetor de berço for muito macio, o bebê pode bater o nariz e não conseguir retirar", afirma Lélia, que ressalta também cuidados com prendedores de chupetas, o tule do mosqueteiro, roupas apertadas ou com capuz.

Banho
Não são raros casos de afogamento ou queimaduras durante o banho. Segundo os especialistas, a temperatura da água deve ser a mesma do corpo do bebê, ou seja, de 36ºC a 37ºC. "O ideal é medir com um termômetro ou com a parte interna do punho, que é bastante sensível ao calor", afirma Falcão.

O talco não deve ser usado devido ao risco de aspiração. Os perfumes, fabricados especialmente para bebês, devem ser aplicados na roupa e não na pele da criança. Mesmo assim, os especialistas recomendam evitá-los. Na hora de higienizar o bebê, de acordo com Falcão, nada substitui água e sabão neutro, nem mesmo os famosos lenços umedecidos.

Segundo Lélia, outra dica é escolher um ambiente sem correntes de ar para evitar que a criança adoeça. Antes de colocar o bebê na banheira, a pediatra recomenda: "lave o rosto e a cabeça com ele fora da água, embrulhado em uma toalha. Depois de colocar o corpo, a água ficará suja e o rosto não deve mais ser lavado com essa água", diz.

Banho de sol
Diariamente, o bebê deve ser submetido a um banho de sol. É importante cuidar para que ele tome sol ao ar livre, sempre entre 9h e 10h ou a partir das 16h.

Cuidados básicos garantem saúde do bebê nos primeiros meses.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir