Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Hacker que invadiu Defesa dos EUA pode ser extraditado
Brit�nico � acusado de invadir computadores da Nasa, Ex�rcito e Marinha americana. McKinnon pode ser condenado a 70 anos de pris�o
Hacker que invadiu Defesa dos EUA pode ser extraditado
Foto: AP

LONDRES - Um brit�nico acusado de entrar em redes de computadores da Nasa e na rede do Departamento de Defesa americano teve o recurso rejeitado e pode ser extraditado para os Estados Unidos para julgamento. Gary McKinnon, de 42 anos, poder� ser condenado a 70 anos de pris�o se for considerado culpado nos Estados Unidos de sabotar sistemas de defesa vitais.

As autoridades americanas acusam McKinnon de conseguir acesso a 97 computadores militares americanos e da Nasa a partir de sua casa em Londres entre os anos de 2001 e 2002, com a inten��o de intimidar o governo dos Estados Unidos.

Segundo os promotores, McKinnon alterou e apagou arquivos em uma Esta��o Naval A�rea pouco tempo depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, o que levou sistemas importantes a ficarem inoperantes.

McKinnon, que foi preso em 2002 e nunca foi acusado no Reino Unido, admitiu que invadiu computadores nos Estados Unidos, mas afirmou que seus motivos eram inofensivos e inocentes. Ele nega que tenha tentado sabotar os sistemas e diz que apenas queria encontrar provas da exist�ncia de Objetos Voadores N�o Identificados (Ovnis) que, segundo ele, estariam sendo mantidos por autoridades americanas.

Os advogados de McKinnon afirmaram que v�o entrar com recurso na Corte Europ�ia para que ele n�o seja extraditado. McKinnon perdeu o primeiro caso em 2006 e decidiu entrar com recurso na C�mara dos Lordes, que no caso, funciona como o Supremo Tribunal Brit�nico. O governo dos Estados Unidos alega que McKinnon cometeu a maior invas�o de computadores militares da hist�ria.

"Gary McKinnon n�o � um terrorista e muito menos um simpatizante de terroristas. Seu caso poderia ser analisado de forma apropriada por nossas pr�prias autoridades", afirmaram os advogados de McKinnon em uma declara��o. "Acreditamos que o governo brit�nico n�o o processou para que o governo americano fa�a dele um exemplo. Autoridades americanas envolvidas neste caso j� declararam que querem v�-lo "fritar"", acrescentaram.

Os Estados Unidos acusam McKinnon de, entre fevereiro de 2001 e mar�o de 2002, ter invadido dezenas de computadores do Ex�rcito, Marinha, For�a A�rea e Departamento de Defesa, al�m de 16 computadores da Nasa.

Nos �ltimos anos as autoridades americanas est�o processando todos que invadem os computadores do governo ou do setor de defesa dos Estados Unidos. Em 1997, dois adolescentes da Calif�rnia e tr�s israelenses foram presos por invadirem os computadores do Pent�gono. Naquele caso os tr�s israelenses n�o foram extraditados, foram julgados em Israel.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. � proibido todo tipo de reprodu��o sem autoriza��o por escrito da BBC.

Hacker que invadiu Defesa dos EUA pode ser extraditado.
Brit�nico � acusado de invadir computadores da Nasa, Ex�rcito e Marinha americana.
McKinnon pode ser condenado a 70 anos de pris�o.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir