Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Campanha educativa flagra excesso de emissão de gases
Gato persa faz inalação, por causa dos problemas respiratórios causados pelo clima seco. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo
Campanha educativa flagra excesso de emissão de gases
Foto: Carol Guedes/Folha Imagem

De hoje até sexta-feira (1º de agosto), técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) orientam gratuitamente motoristas em São Caetano do Sul (SP) sobre a emissão de gases poluentes por veículos leves e peruas escolares.

Neste primeiro dia, a avaliação de 17 veículos à álcool e gasolina registrou uma reprovação da ordem de 47%, ou seja, cerca de oito veículos. Na inspeção feita em peruas escolares, o cenário foi pior: das 22 avaliadas, 18 foram reprovadas - um índice de 82%.

Como a campanha é de caráter educativo, os motoristas recebem apenas orientação de como proceder para reduzir a emissão de poluentes no ar, e não são multados.

A ação faz parte da Operação Inverno 2008, lançada em junho pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Em pouco mais de 20 minutos de inspeção, os técnicos avaliam a concentração de gases poluentes e o sistema de escapamento e o catalisador, e emitem um laudo sobre as condições de regulagem do veículo.

No início de agosto, está previsto a realização de um megacomando para fiscalizar a emissão de fumaça preta, em vias de tráfego intenso de caminhões na cidade de São Paulo.

Campanha educativa flagra excesso de emissão de gases por veículos em SP.

Gato persa faz inalação, por causa dos problemas respiratórios causados pelo clima seco. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo de hoje, os casos de cães e gatos apresentando tosse, asma, bronquite, pneumonia e outras doenças respiratórias dobraram nas clínicas veterinárias de São Paulo.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir