Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 31-07-2008

Nasa confirma presença de líquido em lua de Saturno
Imagem captada pelo telescópio Cassini em 2004 mostra Titan, uma lua de Saturno, com hidrocarbonetos líquidos,
Nasa confirma presença de líquido em lua de Saturno
Foto: AP

da France Presse, em Los Angeles

Cientistas da Nasa confirmaram na quarta-feira a presença de líquido em um dos lagos observados em Titã, a maior lua de Saturno, algo até então inédito nos planetas do Sistema Solar.

A descoberta, feita pela sonda Cassini, uma missão conjunta de europeus e norte-americanos, que tem por objetivo o reconhecimento do planeta, indica que esse lago "contém hidrocarbonetos líquidos". Os cientistas da Nasa, identificaram formalmente a presença de etano, um componente que se encontra na Terra em estado gasoso.

"Isso faz de Titã o único corpo do nosso sistema, à exceção da Terra, onde foi detectado líquido na superfície", declarou o Jet Propulsion Laboratory (JPL), divisão da Nasa instalada em Pasadena (Califórnia, oeste) e encarregada da análise das informações fornecidas por Cassini.

"Lagos"

Antes que a sonda sobrevoasse Titã, os cientistas avaliavam que Titã fosse coberto de oceanos de metano, etano e outros hidrocarbonetos leves, disse a Nasa.

Cassini terminou detectando, contudo, "centenas de objetos sombrios que pareciam lagos. Até agora, não sabíamos se esses objetos eram líquidos", completou a Nasa.

Em março passado, Cassini detectou temperatura, vapor d"água e material orgânico na lua Enceladus, de Saturno, o que revela possíveis condições de vida.

Nasa confirma presença de líquido em lua de Saturno.

Imagem captada pelo telescópio Cassini em 2004 mostra Titan, uma lua de Saturno, com hidrocarbonetos líquidos, fazendo com que Titan seja a única massa conhecida do sistema solar além da Terra a possuir líquido em sua superfície, de acordo com a Nasa.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir