Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 01-08-2008

Semana Do Agricultor Familiar Em Itapemirim
Festa Comunit�ria em Homenagem aos Agricultores Familiares e uma s�rie de palestras, envolvendo toda a comunidade
Semana Do Agricultor Familiar Em Itapemirim
Ercilia Bueno Bassani. (Foto: Arquivo Maratimba)

O Munic�pio de Itapemirim , ESTADO DO ES , atrav�s da LEI MUNICIPAL N� 2106/2007 , instituiu a SEMANA DE COMEMORA��O AO AGRICULTOR FAMILIAR .

As atividades ocorreram nos dias 19 a 25 de julho de 2008. Uma realiza��o da C�mara Municipal de Itapemirim com a participa��o do INCAPER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de ITAPEMIRIM.

O evento contou com a participa��o de mais de 300 pessoas, envolvendo 5 comunidades rurais do munic�pio e foi realizado na comunidade de Piabanha - Itapemirim
A semana teve como atividades:

Festa Comunit�ria em Homenagem aos Agricultores Familiares e uma s�rie de palestras, envolvendo toda a comunidade, desde agricultores, agricultoras e jovens rurais.

A palestra de abertura teve como tema "Enfoques participativos junto aos agricultores (as) Familiares Empreendedores Rurais � tendo palestrante a Economista Dom�stica do INCAPER � Ercilia Bueno Bassani". Na oportunidade a comunidade pode interagir e entender sobre Metodologias participativas e a import�ncia desta atividade para a promo��o do Desenvolvimento Local Sustent�vel .

J� estar�o acontecendo a partir de agosto, atividades em cada uma das comunidades participantes , que se mostraram entusiasmados em conhecer a sua historia e o porqu� de se trabalhar dentro do enfoque metodol�gico no planejamento da comunidade, das associa��es , Ocipes e o planejamento de atividades familiares e individuais , voltadas �s potencialidades de cada local .

Tamb�m foram levados como temas "O jovem modernizando a Administra��o da Propriedade e PRONAF JOVEM; Qualidade do Leite; Previd�ncia Social Rural e O trabalhador Rural e a Legisla��o Ambiental .

Os trabalhos ter�o continuidade atrav�s do ELDER do INCAPER e da SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE ITAPEMIRIM, NAS COMUNIDADES DE RETIRO, SANTO AMARO , BOM SER�, PALMITAL VARGEM GRANDE E AFONSO no inicio de agosto. As reuni�es ser�o realizadas em cada comunidade, em separado e no final ser� realizado um novo encontro para apresenta��o dos resultados e desenvolvimento de a��es conjuntas , comunit�rias e individuais com vistas ao desenvolvimento rural sustent�vel e continuidade das a��es com enfoques participativos.

ERCILIA BUENO BASSANI

Fotos em Anexo:



    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir