Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2008

Infraero registra atrasos em 25,4% dos vôos
Queda de sistema provocou suspensão de vôos em terminais de São Paulo
Infraero registra atrasos em 25,4% dos vôos

A queda de energia no Sistema Regional de Proteção ao Vôo nos aeroportos de São Paulo causou transtornos em outros aeroportos do país. Com a suspensão dos vôos em São Paulo, o aeroporto Santos Dumont, no Rio, que opera a ponte aérea, ficou fechado entre as 11h42 e as 13h58.



Balanço da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) apontou que, até as 15h, um quarto dos vôos programados nos país teve atraso de mais de 30 minutos. Das 966 operações agendadas, 245 sofreram atrasos (o equivalente a 25,4%) e 51 foram cancelados (5,3%).



Em Goiânia, dos 13 vôos previstos nesse período, cinco tiveram atrasos. Já em Natal, oito dos 14 vôos saíram ou chegaram fora do horário. Em Porto Alegre, 16 dos 41 vôos marcados atrasaram.



Normalmente, o índice de atrasos fica entre 10% e 15% do total de vôos previstos. Apesar do alto número até as 15h, a assessoria de imprensa da Infraero informa que as operações estão ocorrendo normalmente, desde que os vôos foram retomados em São Paulo.



Falha no sistema
As partidas e chegadas foram suspensas nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, e em Guarulhos, na Grande São Paulo, devido a uma queda de energia no Sistema Regional de Proteção ao Vôo. Segundo informações da Aeronáutica, o sistema que alimenta a visualização dos radares ficou prejudicado.



Em Congonhas, todos os vôos previstos para decolar desde as 11h45 foram suspensos. Eles só puderam ser retomados às 13h20. Os pousos deixaram de ocorrer por dez minutos, entre as 11h45 e as 11h55.

Em Cumbica, desde as 11h45, apenas as aeronaves que estavam próximas ao aeroporto puderam pousar. A maior parte dos vôos que estavam distantes foram alternados para o Aeroporto Tom Jobim, no Rio - a Infraero está apurando o número exato. As decolagens ficaram suspensas e só voltaram a ocorrer por volta das 13h20.

Infraero registra atrasos em 25,4% dos vôos. Queda de sistema provocou suspensão de vôos em terminais de São Paulo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir