Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2008

Lula tenta retomar negociações com EUA, China e Índia
Presidente considera que o principal impasse está nas negociações entre a Índia e os EUA
Lula tenta retomar negociações com EUA, China e Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (2) que telefonou para o presidente dos EUA, George W. Bush, e para líderes da China e da Índia para tentar retomar as negociações da Rodada de Doha. A declaração foi feita após a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, no ABC paulista.

"Telefonei para o presidente Bush. Na terça-feira (5) vou falar com o presidente Hu Jintao (presidente da China), e pretendo ligar para o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Porque na minha opinião aconteceu uma certa anormalidade na Rodada de Doha. Nós estivemos tão próximos de fazer um acordo e ele não aconteceu por coisas menores. Eu disse ao presidente Bush que não é possível que a gente morra na praia depois de tanto trabalho."

O presidente considera que o principal impasse está nas negociações entre a Índia e os EUA. "Eu acho que se resolver o problema entre a Índia e os Estados Unidos, firma-se o acordo. Nós vamos tentar retomar a mesa de negociações. Pode demorar um mês, dois meses, mas nós precisamos garantir que os países mais pobres possam ter acesso ao mercado dos países mais desenvolvidos.

Lula afirma que independentemente do resultado das eleições nos EUA, as negociações do país são "de estado". "Penso que não deveria interferir o fato de o presidente Bush estar no final do mandato, porque é um acordo do estado americano com os outros estados."

Lula tenta retomar negociações com EUA, China e Índia. Presidente considera que o principal impasse está nas negociações entre a Índia e os EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir