Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Sesa implanta Sistema de Informação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai oferecer treinamento para todos os profissionais que realizam mamografias e exames laboratoriais
Sesa implanta Sistema de Informação
Foto: http://mdblogger.anafi.kinghost.net

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai oferecer treinamento para todos os profissionais que realizam mamografias e exames laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O curso será aplicado em duas turmas, nos dias 05, 06, 07 e 08 de agosto, das 8h30 às 17h30, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que fica na rua Moacyr Strauch, 85, Praia do Canto, Vitória.

O objetivo do treinamento é implantar o Sistema de Informação para Controle do Câncer de Mama (Sismama), para acompanhamento e avaliação das ações do Programa de Controle do Câncer Mama. Serão capacitados técnicos, referências regionais e municipais na área de saúde da mulher e câncer e também analistas de sistemas.

O Sismama foi proposto pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ministério da Saúde (MS) e o DATASUS (Banco de dados do Sistema Único de Saúde) para o acompanhamento e avaliação das ações do Programa de Controle do Câncer de Mama. Ele será utilizado para cadastrar os exames no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenado pelo Programa Estadual Viva Mulher, da Sesa.

O Sistema irá registrar informações sobre diagnósticos de citopatologia mamária e histopatológico de mama e mamografia, bem como condutas diagnósticas e terapêuticas realizadas em mulheres inseridas no perfil de casos alterados.

Monitoramento

Com o Sistema, será possível monitorar a qualidade do serviço de mamografia, com padronização de laudos emitidos. Os exames laboratoriais passam a contar com uma integração informatizada, pela qual todas as fases do atendimento às pacientes serão acompanhadas e registradas.

"Considerando que o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres por câncer no Brasil, bem como no Espírito Santo, é importante a implantação de um sistema de informações que permita monitorar o processo de rastreamento, diagnóstico, tratamento e qualidade dos exames realizados na rede SUS", disse a técnica do Programa Estadual Viva Mulher, Albertina Maria Salomão Rocha.

Com todas as documentações padronizadas, espera-se que o Sismama funcione de fato como um racionalizador do sistema e que seja um importante instrumento de controle epidemiológico e individual da doença.

As ações de controle do câncer de mama atendem à execução da Política de Atenção Oncológica e estão alinhadas com as metas do Pacto pela Saúde – instituído pelo Governo Federal em 2006 para tornar mais dinâmica e eficaz as ações e serviços de saúde pública em todo o Brasil.

Estimativas

No Brasil, as estimativas do Inca para o ano de 2008 e válidas também para o ano de 2009, apontam que ocorrerão 466.730 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e de colo do útero no sexo feminino.

Em 2008, são esperados 231.860 casos novos para o sexo masculino e 234.870 para o feminino. Estima-se que o câncer de pele do tipo não melanoma (115 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (49 mil), mama feminina (49 mil), pulmão (27 mil), cólon e reto (27 mil), estômago (22 mil) e colo do útero (19 mil).

Os tumores mais incidentes para o sexo masculino serão devidos ao câncer de pele não melanoma (56 mil casos novos), próstata (49 mil), pulmão (18 mil), estômago (14 mil) e cólon e reto (12 mil).

Para o sexo feminino, destacam-se os tumores de pele não melanoma (59 mil casos novos), mama (49 mil), colo do útero (19 mil), cólon e reto (14 mil) e pulmão (09 mil).

A distribuição dos casos novos de câncer segundo localização primária é bem heterogênea entre os estados e as capitais do País, o que fica bem evidenciado ao observar-se a representação espacial das diferentes taxas brutas de incidência. As regiões Sul e Sudeste, de uma maneira geral, apresentam as maiores taxas.

Programação do curso de implantação do Sistema de Informação do Câncer de Mama (Sismama)

1º dia

8h30 – Câncer de mama e o sistema de informação
9h – Situação do câncer de mama no ES; Conceitos do Sismama e fluxo de dados
10h15 – Intervalo
10h30 – Instalação e entrada de dados
12h – Intervalo

Tarde – Turmas separadas – laboratórios e serviços de mamografia

13h30 – Entrada de dados e digitação em rede
15h30 – Intervalo
15h45 – Relatórios, BPA e exporta dados

2º dia

9h – Conceitos; Fluxo da informação do seguimento
9h30 – Importação de dados – laboratório/mamografia – aula prática. Descentralização Coordenação regional/municipal
10h15 – Intervalo
10h30 – Associação de pacientes – aula prática
12h – Intervalo

Tarde

13h30 – Inserção de histórico / exportação estadual e nacional
15h30 – Intervalo
15h45 – Relatórios de coordenação / Ferramentas para o tratamento de banco de dados

Informações Adicionais:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
[email protected]
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
[email protected]

Sesa implanta Sistema de Informação para Controle do Câncer de Mama

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir