Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Autoridades elevam para 145 número de mortos em tumulto
Policial indiano caminha junto a alguns dos corpos de vítimas de tumulto no templo hindu Naina Devi, no distrito de Bilaspur, no norte da Índia, neste domingo (3).
Autoridades elevam para 145 número de mortos em tumulto
Foto: EFE

da Folha Online
com Efe, France Presse e Associated Press

Pelo menos 145 peregrinos morreram neste domingo esmagados após tumulto numa cerimônia religiosa no famoso templo de Naina Devi, no distrito de Bilaspur, no norte da Índia. Os fiéis entraram em pânico quando começou a circular boatos sobre um desabamento de pedras na colina em que encontra o templo.

Segundo as autoridades locais, muitas das vítimas foram mulheres e crianças. As tarefas de resgate dos corpos são dificultadas devido à localização de Naina Devi, que obriga as equipes a subirem a pé por 100 metros até o local da tragédia.

O governo local comunicou que vai pagar indenizações no montante de US$ 2.300 para os familiares mais próximos dos mortos e aproximadamente US$ 1.100 para os feridos com gravidades.

Milhares de peregrinos haviam se deslocado até a localidade por ocasião dos dez dias de festividade religiosa do Shravan Ashtami, que começou ontem. Segundo a tradição, Sati, esposa do deus Shiva, perdeu um olho nesse lugar. Por esse motivo, Naina Devi significa "o olho da deusa".

Localizado a cerca de 250 km da capital Nova Déli, o templo se converteu em um dos santuários mais populares da Índia, para onde convergem milhares de pessoas, com poucas ou nenhuma medidas de segurança.

Esse tipo de incidente não é incomum nas concentrações religiosas na Índia, onde milhares de pessoas se aglomeram freqüentemente com poucas ou nulas medidas de segurança.

No mês passado, seis pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas depois de uma correria registrada durante uma celebração religiosa na cidade indiana de Puri.

Autoridades elevam para 145 número de mortos em tumulto na Índia.

Policial indiano caminha junto a alguns dos corpos de vítimas de tumulto no templo hindu Naina Devi, no distrito de Bilaspur, no norte da Índia, neste domingo (3). Cerca de 145 pessoas morreram esmagados após boatos sobre desabamento de pedras na colina onde está localizado o templo começaram a circular pelo local

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir