Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-08-2008

Três morrem em passagem de tornado pela França
Casas destelhadas e carros revirados são o cenário deixado pela passagem de um minitornado em Haumont, norte da França
Três morrem em passagem de tornado pela França
Foto: Reuters

da Folha Online

Uma mulher de 70 anos, um funcionário público e a mulher dele foram encontrados mortos sob escombros de duas casas em Hautmont (norte da França), depois da passagem de um tornado, na madrugada desta segunda-feira. Uma quarta morte, de um homem de 76 anos, também estaria relacionada ao tornado. O homem se suicidou ao ver a casa completamente destruída. Pelo menos mais nove pessoas ficaram feridas.

Em poucos minutos, o tornado atravessou 10 km, cruzando três cidades além de Hautmont e derrubando 40 casas. Na manhã de hoje, 200 integrantes de equipes de resgate isolavam a área em busca de sobreviventes e distribuíam alimentos e roupas às vítimas, que tiravam fotos com seus celulares das casas destruídas.

"As janelas de minha casa saíram voando. Me sentei no chão e pensei que ia morrer", disse Mustafá Rbide, um dos 16 mil habitantes de Hautmont. A vizinha dele, Saima Sayah, afirmou que o berço de seu bebê de sete meses foi arrastado pelos ventos, mas ele escapou ileso.

Na França, os tornados de baixa freqüência são comuns e costumam acontecer até cem vezes por ano, entre maio e setembro.

A ministra do Interior, Michele Aillot-Marie, anunciou que visitará ainda hoje a região.

Com Efe e France Presse

Três morrem em passagem de tornado pela França; homem se suicida.

Casas destelhadas e carros revirados são o cenário deixado pela passagem de um minitornado em Haumont, norte da França. Pelo menos três pessoas morreram e nove ficaram feridas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir