Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-08-2008

Edouard chega ao litoral norte-americano
Edouard tem 25% de chance de chegar à velocidade de um furacão. Essa tempestade é a quinta da temporada de furacões no Atlântico de 2008
Edouard chega ao litoral norte-americano
Foto: AFP

A tempestade tropical Edouard atingiu na manhã desta terça-feira (5) a costa do Texas com força próxima à de um furacão, depois de ganhar força ao atravessar o golfo do México, informaram meteorologistas norte-americanos.

O Edouard, a quinta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico de 2008, teve ventos de até 104 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões em um relatório divulgado às 5h (horário de Brasília).

O Edouard tem 25% de chance de chegar à velocidade de um furacão, de 119 quilômetros por hora, informou o centro, baseado em Miami.

A tempestade, que se formou perto de uma enorme área de produção de petróleo e gás no norte do golfo do México no domingo, se move a oeste-noroeste a cerca de 19 quilômetros por hora.

A tempestade pode causar acúmulo de chuvas de até 13 centímetros nas regiões costeiras de Louisiana e de até 25 centímetros em algumas partes do sudeste do Texas, segundo os meteorologistas norte-americanos.

O governador do Texas, Rick Perry, declarou 17 condados áreas de desastre e mobilizou cerca de 1.200 integrantes da Guarda Nacional. Em Louisiana, o governador Bobby Jindal declarou alerta de emergência em todo o Estado.

É possível que ocorram tornados isolados. Apesar do oeste de Galveston poder ter algumas enchentes, as autoridades não ordenaram o esvaziamento da área.

"Nossas maiores preocupações agora são as quedas de energia e as enchentes nas ruas", disse Mark Sloan, coordenador de emergência do condado de Harris. "Mas não deve ser um problema muito grande para nós".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir