Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2008

Ativistas colam cartazes de protesto por Tibete
Manifestantes americanos e brit�nicos s�o detidos pela pol�cia local e levados para paradeiro desconhecido
Ativistas colam cartazes de protesto por Tibete
Foto: Ag�ncia

Quatro ativistas brit�nicos e americanos foram detidos esta manh� ap�s colocarem cartazes em apoio � independ�ncia do Tibete pr�ximo ao Est�dio Nacional de Pequim, poucas horas antes da chegada da tocha ol�mpica � cidade, e a dois dias da inaugura��o dos Jogos. A organiza��o Estudantes por um Tibete Livre (SFT, na sigla em ingl�s) reivindicou a autoria do ato.

Segundo um comunicado da SFT, considerada pelas autoridades chinesas uma "organiza��o separatista radical", os quatro ativistas conseguiram colocar esta manh� dois cartazes, de 42 metros quadrados cada, nas imedia��es do Est�dio. Em um dos cartazes, podia ser lida a frase "Um mundo, um sonho: Tibete livre", em ingl�s, ao tempo que no segundo, haviam os dizeres "Tibete ser� livre", em ingl�s, e "Tibete livre", em mandarim.

O incidente, que ocorreu �s 6h no hor�rio local, deixou paralisadas as imedia��es do Est�dio e da ponte de Beichen, no nordeste da capital chinesa, regi�o pela qual ainda n�o � poss�vel circular. Os atos promocionais previstos para o est�dio esta manh� foram cancelados e transferidos para outros pontos da capital.

Segundo esta organiza��o, os quatro conseguiram desdobrar o cartaz durante quase uma hora, at� que a pol�cia chegou e os deteve. Os manifestantes permanecem em "paradeiro desconhecido".

A ag�ncia oficial de not�cias "Xinhua" assinala, por sua parte, que o ato de protesto durou apenas alguns minutos, at� que policiais "levaram os estrangeiros", que tinham entrado no pa�s asi�tico com vistos de turista.

Em seu comunicado, a SFT assinala que "os tibetanos e seus seguidores no mundo todo condenam a tentativa do Governo chin�s de usar os Jogos de 2008 para encobrir sua ocupa��o do Tibete e sua atual campanha de repress�o sobre os tibetanos que lutam por seus direitos b�sicos e liberdades".

Ativistas colam cartazes de protesto por Tibete. Manifestantes americanos e brit�nicos s�o detidos pela pol�cia local e levados para paradeiro desconhecido.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir