Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-08-2008

Astrônomo amador descobre misterioso fantasma cósmico
Objeto verde com um buraco no meio parece ser feito inteiramente de gás muito aquecido.
Astrônomo amador descobre misterioso fantasma cósmico
Foto: Divulgação

Um professor holandês do ensino fundamental que também é astrônomo amador descobriu um objeto que está sendo chamado de "fantasma cósmico" -- uma forma estranha e gasosa com um buraco no meio que pode representar uma nova classe de objeto astronômico.

Hanny van Arkel encontrou o bizarro objeto ao trabalhar como voluntário no projeto Galaxy Zoo, que pede a ajuda do público para classificar galáxias na web. "No começo, eu não tinha a menor idéia do que era aquilo. Poderia estar no nosso Sistema Solar ou nas fronteiras do Universo", afirmou em comunicado oficial o astrofísico Kevin Schawinski, da Universidade Yale e da equipe do Galaxy Zoo.

O achado, apelidado de "Hanny"s Voorwerp" (objeto de Hanny, em holandês), logo atraiu os telescópios dos cientistas. "O que vimos era realmente um mistério. O Voorwerp não continha nenhuma estrela", diz Schawinski. Feito inteiramente de gás muito quente, o objeto verde e fantasmagórico é iluminado por um resto de luz da galáxia IC 2497, que fica ali perto.

Luz do passado
"Achamos que, no passado recente, essa galáxia abrigou um quasar extremamente brilhante", afirma o astrônomo. Ele disse que a luz vinda do passado ainda ilumina o objeto-fantasma, embora o quasar tenha desaparecido há uns 100 mil anos e o buraco negro da galáxia esteja silencioso. "É esse eco de luz que foi congelado no tempo e nos permitiu essa observação", diz Chris Lintott, da Universidade Oxford, que também é um dos organizadores do Galaxy Zoo.

Os pesquisadores devem usar em breve o Telescópio Espacial Hubble para examinar melhor o objeto. "É incrível que essa coisa esteja armazenada nos arquivos há décadas, e que voluntários amadores possam ajudar a achar objetos como esse na web", disse Arkel em comunicado oficial. Mais de 150 mil astrônomos amadores do mundo todo participam do Galaxy Zoo.

Astrônomo amador descobre misterioso "fantasma cósmico" na Holanda
Objeto verde com um buraco no meio parece ser feito inteiramente de gás muito aquecido.
Holandês, professor do ensino fundamental, é voluntário em projeto de astronomia online.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir