Categoria Policia  Noticia Atualizada em 06-08-2008

Mulher que tomava sol de biquíni em Belo Horizonte é presa
Agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte (MG) prendem Márcia Amaral, que estava tomando banho de sol de biquíni em cima da grama da praça Raul Soares
Mulher que tomava sol de biquíni em Belo Horizonte é presa
Foto: Charles Silva Duarte/O Tempo/AE

Atualizada às 19h08

Uma mulher foi presa na tarde desta quarta-feira (6) na praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte (MG). Segundo a Guarda Municipal, Márcia Amaral tomava sol de biquíni em cima da grama e, quando foi advertida por um guarda, começou a xingá-lo, usando inclusive palavras racistas. Ela foi levada pela Polícia Militar à delegacia.

Márcia entrou em contato com a reportagem do UOL e confessou o desacato a autoridade, mas negou que tenha ofendido de forma racista o guarda. "Eu não pisei na grama e, por vacilo, acabei desacatando os guardas-azuis da prefeitura de BH. Por eu falar rápido e pensar da mesma forma acabei trocando as palavras: os chamei de quadrilha no lugar de pessoal do quartel", afirmou.

Custódio Diniz, gerente operacional da Guarda Municipal, disse que "desde que a praça reinaugurou [há 30 dias], ela sempre toma sol de biquíni no chão, e ninguém cria problema, pois ela está no direito dela". Mas Diniz disse que hoje ela estava deitada na grama, o que é proibido pela prefeitura.

"Ela também tentou entrar na casa de máquinas, que controla a fonte luminosa do local", disse Diniz. Segundo o gerente operacional, a mulher tentou ainda dar pontapés nos guardas. Já a advogada de Márcia, Maria Conceição Diniz, afirmou que sua cliente pediu para guardar um colchonete na casa de máquinas quando "começou a ser agredida pelos guardas". "Me machucaram, rasgaram minha calça e me algemaram", contou Márcia, que prometeu processar a prefeitura.

Segundo a advogada, o caso foi julgado pelo Juizado Criminal de Pequenas Causas e, condenada por desacato, Márcia deve prestar serviços comunitários. A assessoria do Tribunal de Justiça não foi encontrada pela reportagem.

Mulher que tomava sol de biquíni em Belo Horizonte é presa após ofender guarda; acusada nega racismo.

Agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte (MG) prendem Márcia Amaral, que estava tomando banho de sol de biquíni em cima da grama da praça Raul Soares, o que é proibido pela prefeitura. Segundo a Guarda Municipal, quando ela foi abordada por agentes, desacatou e tentou agredir um dos guardas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir