Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2008

Alpinista sobrevivente de avalanche no K2 chega machucado
Param�dicos ajudam o alpinista italiano Marco Confortola, 37, em hospital militar no Paquist�o
Alpinista sobrevivente de avalanche no K2 chega machucado
Foto: Zakir Abbas/Reuters

O alpinista italiano Marco Confortola, que sobreviveu � avalanche de neve no pico K2, chegou salvo ao hospital militar paquistan�s para onde foi transferido nesta quarta-feira (6), depois de ser resgatado de helic�ptero de uma base pr�xima a cidade de Skardu. Ele est� muito machucado pelo frio, encontra-se deitado em uma cama e tem os dedos do p�s azulados e muito lesionados.

"Estou bem, felizmente sou dur�o", disse Confortola. "O �nico problema � que os meus p�s doem. Passei sete dias naquela montanha. Foi duro. Foi terr�vel", contou.

Ele contou a rede de televis�o italiana SKY TG 24 que pretende retornar � It�lia "o mais r�pido poss�vel" para consultar um m�dico que ele confia para tratar os p�s e membros inferiores.

O acidente na montanha de 8.611 metros, a segunda maior do mundo, matou pelo menos 11 pessoas. Embora um s�rvio, de outro grupo, e um paquistan�s j� tivessem ca�do durante a ascens�o, a maioria das mortes resultou de uma avalanche logo no in�cio da descida, que bloqueou o grupo de alpinistas durante a descida por quase cinco dias.

Alguns alpinistas morreram devido a quedas, outro por congelamento, e alguns desapareceram na chamada "Zona da Morte", onde o corpo e o c�rebro podem sofrer les�es devido � falta de oxigena��o.

Confortola, de 37 anos, foi o �ltimo a chegar em seguran�a ao acampamento-base, na ter�a-feira. Alguns sobreviventes foram retirados de helic�ptero da montanha na segunda-feira, mas Confortola ainda permanecia numa altitude em que o acesso a�reo era perigoso.

O italiano fez eco �s cr�ticas manifestadas por outro sobrevivente, de que a expedi��o foi prejudicada pela inexperi�ncia e pela baixa qualidade dos equipamentos, incluindo cabos e espig�es que quebraram facilmente.

Alpinista sobrevivente de avalanche no K2 chega machucado a hospital.

Param�dicos ajudam o alpinista italiano Marco Confortola, 37, em hospital militar no Paquist�o. Um helic�ptero da For�a A�rea local levou Confortola ao hospital um dia depois que ele foi resgatado com vida da avalanche de neve no pico K2.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir