Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2008

Incêndios Criminosos trazem Prejuízos a Plantadores de Cana
A Cooperativa calcula que 200 hectares de cana foram queimadas de forma irregular esse ano
Incêndios Criminosos trazem Prejuízos a Plantadores de Cana
Gilberto Fernandes. (Foto: Arquivo maratimba.com)

Os incêndios criminosos têm tirado o sono e o pequeno lucro dos plantadores de cana de Itapemirim e Marataízes. O preço da cana que anda em baixa ainda sofre com as conseqüências devastadoras dos incêndios criminosos. Segundo informou o Presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, o engenheiro Gilberto Fernandes, ressalta que todas as providências foram tomadas para tentar identificar os incendiários. "Encaminhei denúncias ao Ministério Público Estadual, Judiciário e Polícia, mas até o momento nada foi solucionado. Ainda na semana passada, um agricultor teve 40 hectares de sua plantação queimada de forma criminosa".

O Presidente disse ainda, que diversos produtores fizeram boletins de ocorrência do caso. "Ás vezes a cana está verde e o teor de sacarose está baixo e a mão de obra necessária para retirada da cana está ocupada em outras lavouras. O pior é quando o incêndio acontece fora da época de moagem da Usina Paineiras, quando os agricultores precisam recorrer a alambiques que nem sempre praticam preços justos e falham no pagamento",lembra.

A Cooperativa calcula que 200 hectares de cana foram queimadas de forma irregular esse ano, levando enormes prejuízos aos agricultores.

Gilberto afirma ainda que, os locais de maior incidência das queimadas criminosas são as localidades de Graúna, São João do Jaboti, Brejo dos Patos e Lopo. Foi registrado mais de 30 incêndios só esse ano.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir