Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 07-08-2008

Seleção sofre, mas passa pela Bélgica
Hernanes faz golaço e Brasil consegue vitória na estréia
Seleção sofre, mas passa pela Bélgica
Foto: EFE

Não foi a atuação que os torcedores brasileiros esperavam, mas a Seleção iniciou a sua campanha no Torneio Olímpico de Futebol com vitória. Nesta quinta-feira, derrotou a Bélgica por 1 a 0, em Shenyang (China), pelo Grupo C. O único gol da partida foi marcado pelo volante Hernanes.

O primeiro tempo foi de nervosismo para os brasileiros. Com apenas três minutos, Hernanes, por pé alto, e Anderson, por reclamação, já haviam levado cartão amarelo. Com dificuldades para se livrar da retranca belga, a Seleção tocava a bola sem objetividade e não conseguia chegar ao ataque.

Já a Bélgica assutava nos contra-ataques e quase abriu o placar aos 26 minutos: De Mul tocou na área para Mirallas, mas Renan saiu bem do gol. Fellaini aproveitou o rebote e chutou rente à trave esquerda.

O primeiro chute a gol da Seleção só sairia aos 29, numa falta da intermediária cobrada por Ronaldinho Gaúcho nas mãos do goleiro Bailly.

O Brasil voltou para o segundo tempo com uma mudança de atitude e passou a agredir mais o adversário. Logo aos 30 segundos, Alexandre Pato teve ótima chance e chutou cruzado com perigo.

Mas o atacante do Milan não vinha tendo uma boa atuação. Estava bem marcado e mal conseguia dominar as bolas que chegavam. A Seleção também sentia a pouca preparação para a competição e dava mostras de desentrosamento em campo.

Aos 26 minutos, o juiz foi rigoroso com Kompany, que derrubou Diego e acabou expulso por segundo cartão amarelo. Com um a mais em campo, Dunga mexeu: colocou Thiago Neves e Jô nos lugares de Anderson e Alexandre Pato.

Mais ofensiva, a Seleção não demorou para abrir o placar. Aos 33, Hernanes surgiu como elemento-surpresa pela esquerda da grande área, deu um drible seco em seu marcador e soltou a bomba para marcar um belo gol.

Com a vantagem no placar, o cauteloso Dunga colocou o volante Ramires no lugar do apoiador Diego para fechar o meio-de-campo brasileiro.

No fim, o perdido árbitro saudita ainda expulsou o belga Fellaini, facilitando o trabalho da Seleção. Jô ainda teve um gol corretamente anulado por estar em impedimento.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 1 X 0 BÉLGICA

Estádio: Olímpico, Shenyang (CHN)
Data/hora: 7/8/2008 - 6h (de Brasília)
Árbitro: Khalil Al-Ghamdi (ARA)
Auxiliares: Viktor Kassai (HUN) e Martin Alufurai (SOL)

Cartões amarelos: Hernanes, Anderson, Alex Silva, Breno (BRA); Mirallas, Kompany, Pocognoli, Fellaini (BEL).

Cartões vermelhos: Kompany, 26/2ºT (BEL); Fellaini, 42/2ºT (BEL).

GOLS: Hernanes, 33/2ºT (1-0).

BRASIL: Renan, Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes, Lucas, Anderson (Thiago Neves, 28/2ºT) e Diego (Ramires, 39/2ºT); Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato (Jô, 28/2ºT). Técnico: Dunga.

BÉLGICA: Bailly, De Roover, Kompany e Vermaelen; Pocognoli, Fellaini, Vertonghen, Martens (De Smet, 17/2ºT), De Mul (Vanden Borre, 37/2ºT) e Dembele; Mirallas (Simaeys, 28/2ºT). Técnico: Jean François De Sart.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir