Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-08-2008

Tribunal de Guantánamo condena motorista de Bin Laden
Salim Hamdan foi declarado culpado por apoio material ao terrorismo. Promotoria havia pedido pena de pelo menos 30 anos de prisão.
Tribunal de Guantánamo condena motorista de Bin Laden
Foto: Reuters

Salim Hamdan, ex-motorista do líder terrorista Osama bin Laden, foi condenado nesta quinta-feira (7) a 66 meses (5 anos e meio) de prisão pelo crime de "apoio material ao terrorismo".

O promotor do tribunal militar americano de Guantánamo (Cuba) havia pedido uma pena "de no mínimo 30 anos" para Hamdan.

Os promotores disseram que, de 1998 a 2001 transportou armas para a rede al-Qaeda, liderada por Bin Laden, e que ele estava totalmente ciente de que a organização era de natureza terrorista.

Considerando o tempo que Hamdan já ficou preso na base americana de Guantánamo, a sentença soma apenas mais cinco meses de prisão.

Mas o Pentágono já deu a entender que não pretende libertá-lo depois desse prazo. Como todos os detidos em Guantánamo, Hamdan tem o status de "combatente inimigo", o que permite que as autoridades americanas o mantenham preso indefinidamente.

Desculpas
A defesa havia pedido uma pena inferior a 45 meses de prisão e já informou que vai recorrer. "Ele tomou uma série de más decisões", disse a respeito de Hamdan Charles Swift, um de seus advogados. Segundo Swift, seu cliente "não oferece mais risco".

Segundo o advogado, Hamdan se mostrou "muito cooperativo" com as forças americanas depois da sua prisão, guiando-o a várias bases da al-Qaeda.

Na quarta-feira, Hamdan falou pela primeira vez desde o início do julgamento, em 21 de julho. "Foi triste e desolador ver essas mortes inocentes", disse ele sobre as supostas vítimas da al-Qaeda. "Apresento minhas desculpas pessoais se, com meus atos, causei dano a alguém."

"Hamdan era só um peixe pequeno no tanque da al-Qaeda", disse à France Presse Jonathan Drimmer, professor de direito especializado em crimes de guerra. Para o professor, Hamdan foi escolhido para ser um "teste" para o sistema judicial criado pelos EUA para julgar os acusados de terrorismo. Ele disse esperar que os próximos julgamentos em Guantánamo sejam casos "bem mais complicados".

Este foi o primeiro julgamento por crimes de guerra realizado por um tribunal militar norte-americano desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Tribunal de Guantánamo condena motorista de Bin Laden a 5,5 anos
Salim Hamdan foi declarado culpado por apoio material ao terrorismo.
Promotoria havia pedido pena de pelo menos 30 anos de prisão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir