Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-08-2008

Rússia anuncia saída da base da Geórgia
Russos haviam dominado importante base militar georgiana na cidade. Conselho de Segurança da ONU fará consultas para tentar paz na região
Rússia anuncia saída da base da Geórgia
Foto: Reuters

O ministério russo da Defesa informou nesta segunda-feira (11) que as tropas do país estão deixando a cidade georgiana de Senaki, onde haviam dominado uma importante base militar.

Segundo o ministério russo, a retirada ocorre porque "não há mais risco" de as tropas da Geórgia continuarem a atacar a região separatista da Ossétia do Sul a partir dali depois do recuo das tropas georgianas.

A região separatista da Ossétia do Sul está sob ataque dos georgianos desde a última quinta-feira (7), o que provocou a invasão da Geórgia por tropas da vizinha e rival Rússia.

Geórgia e Rússia fazem uma "guerra de versões" nesta segunda em mais um dia de confrontos armados. As forças russas teriam ocupado nesta segunda a cidade georgiana de Gori e também uma importante base militar na cidade de Senaki (ambas fora da região separatista), segundo Alexander Lomaia, secretário do Conselho Nacional de Segurança da Geórgia. Os russos, porém negaram a tomada de Gori.

Em reação, as forças georgianas reforçaram suas posições próximo à capital, Tbilisi, para defendê-las de um eventual ataque russo, segundo Lomaia. Por sua vez, os russos negaram a intenção de atacar a capital.

"As forças russas estão ocupando Gori. As forças armadas georgianas receberam ordens de abandonar Gori e de fortificar posições próximo a Mtsjeta para defender a capital. É uma ofensiva total", disse Lomaia.

O presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, acusou a Rússia de ter cortado as comunicações entre o leste e o oeste do país. Endereçando-se aos países ocidentais, ele disse que a Geórgia precisa mais do que "ajuda moral e humanitária" para enfrentar a invasão russa.

Leia também: Poderio militar da Geórgia é minúsculo em comparação com o russo

ONU
O Conselho de Segurança da ONU vai manter novas consultas sobre a crise na Geórgia em uma tentativa de encerrar o conflito armado do país com a Rússia, anunciou nesta segunda-feira (11) um porta-voz das Nações Unidas.

Farhan Haq disse que o conselho se reunirá para receber o relatório do secretário-geral-adjunto para a Manutenção da Paz, Edmond Mulet, sobre o conflito entre Geórgia e Rússia, desencadeado na quinta-feira pelo ataque de tropas da Geórgia à região separatista da Ossétia do Sul.

A mais recente crise entre Geórgia e Rússia começou na quinta (7), quando a Geórgia enviou tropas à região rebelde. A Rússia reagiu mandando tropas ao país. Houve confronto pelo controle da capital, Tshkinvali, e a reação da comunidade internacional foi imediata.

Até agora, o conflito teria deixado pelo menos 2.000 mortos, em sua maioria civis, segundo o governo da Geórgia. O número de refugiados pode atingir 20 mil, de acordo com as Nações Unidas. Para a Cruz Vermelha, o número chegaria a 40 mil.

Mais cedo nesta segunda-feira, tropas da Geórgia voltaram a atacar cidades da região separatista, segundo autoridades ossetianas citadas pela agência russa Interfax.

Os ataques teriam sido dirigidos a várias cidades, e incluindo armamento pesado, segundo Irina Gagloyeva, porta-voz do governo separatista. Jornalistas da Reuters afirmaram ter presenciado seis helicópteros da Georgia atacando próximo à capital da região, Tshkinvali.

Por outro lado, as tropas russas ocuparam brevemente um prédio da polícia na cidade de Zugdidi, oeste do país, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Geórgia. A ação teria ocorrido depois que os agentes georgiano se negaram a depor armas a pedido do exército russo.

Cessar-fogo
O presidente da Geórgia assinou um documento de cessar-fogo unilateral na presença dos ministros de Exteriores da França, Bernard Kouchner, e Finlândia, Alexander Stubb. A Rússia rejeitou a trégua, com o argumento de que o país continuava atacando a região separatista.

Os ministros de Relações Exteriores do Grupo dos Sete pediram à Rússia que ela aceite imediatamente o cessar-fogo, segundo o Departamento de Estado dos EUA.

Rússia acusa EUA
O premiê russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de estarem tentando perturbar as operações mililtares russas na Geórgia usando seus aviões para transportar as tropas georgianas do Iraque para as zonas em conflito.

"É uma lástima que alguns de nossos aliados não nos ajudem e tentem, inclusive, nos perturbar, e com isso me refiro principalmente ao deslocamento do contingente militar da Geórgia no Iraque para a zona de conflito (oseta) pelos Estados Unidos e seus aviões de transporte militar", declarou Putin.

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, disse nesta segunda que a Rússia fará "todo o possível" para normalizar a situação na Ossétia do Sul.

Em discurso pela TV, ele disse que a Rússia jamais será apenas uma "observadora passiva" da situação do Cáucaso.

Segundo ele, a operação militar na região está "quase terminada". "Parte significativa da operação para forçar as autoridades georgianas a fazer paz com a Ossétia do Sul foi concluída", disse. "Tskhinvali está sob o controle de um contingente de paz russo reforçado."

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou que faria uma reunião de emergência para discutir a crise.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir