Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 13-08-2008

A importância do comportamento no sucesso do negócio
Após alguns anos como consultor empresarial e educador, pude observar alguns comportamentos e ações de pequenos e médios empresários que os levam a dificuldades no direcionamento de seus negócios.
A importância do comportamento no sucesso do negócio
Foto: km-stressnet.blogspot.com

Após alguns anos como consultor empresarial e educador, pude observar alguns comportamentos e ações de pequenos e médios empresários que os levam a dificuldades no direcionamento de seus negócios. Por incrível que pareça, apesar da facilidade atual de comunicação, troca e acesso a informações, muitos ainda não conseguem se situar num novo contexto empresarial de contínua mudança e inovação.

Vejam algumas das falhas gerenciais observadas:

Acreditar que pode-se resolver problemas gerenciais comprando um software qualquer de prateleira ou aquele "programinha" cuja cópia foi fornecida por um amigo.

Na maioria dos casos, novos problemas são criados como, por exemplo, a utilização de um software inadequado ao seu negócio (às vezes compra-se um canhão para matar uma formiguinha), falta de assistência técnica, dificuldade de operação, informatização de processos falhos, etc.

Não distinguir ou separar as despesas pessoais com os custos e despesas do negócio.

Esta é uma situação muito comum, que leva a maioria das pequenas empresas a uma completa descapitalização, dificuldade de cumprir seus compromissos e jamais conhecer o verdadeiro resultado do seu negócio.

Achar que calcular preço é calcular uma taxa de marcação, em vez de adotar um sistema de custos conforme o produto e o mercado.

Certa vez, ao perguntar a uma pequena empresária como ela calculava seu preço de venda, obtive a seguinte resposta: "Ora, Sr. Otávio, eu vou a São Paulo, compro as mercadorias e multiplico por 3. Pronto, é só vender". Mesmo assim, insisti: "Mas porquê por 3"? E a resposta: "Ora, é 1para pagar os custos da viagem , 1para pagar os custos da mercadoria e 1é o meu lucro!".

Pensar em sobreviver em seu negócio, sem se preocupar em agregar valor ao seu produto/serviço.

O cliente de hoje exige constantes inovações, o que era bom ontem, pode não ser bom hoje. Para isso, são necessárias atualizações constantes, sem perder de foco as tendências do mercado.

Acreditar que a economia é o principal indicador de sucesso ou fracasso de seu negócio e acomodar-se.

Se as coisas vão mal, sempre haverá um culpado. Ou são os funcionários, ou seu sócio ou o governo. Dificilmente o empresário pára para refletir quanto à sua postura ou comportamento frente ao negócio. Acha que tudo e todos devem mudar, menos ele próprio. Isso desencadeia outros problemas: alta rotatividade de funcionários, dificuldade com fornecedores e, o pior, perda elevada de clientes e receita.

Acreditar que dá para dirigir uma empresa sem buscar conhecimentos gerenciais e informações empresariais.

Este empresário tem certeza que o importante é a técnica produtiva, e menospreza os conhecimentos gerenciais. Às vezes delega, mas não houve sugestões e crê que a forma empírica que sempre empregou é a melhor, que controles gerenciais não passam de burocracia e perda de tempo.

Achar que o cliente é bobo e tentar conquistá-lo com campanhas escusas, tentando sempre levar vantagem, não importando como.

É um equívoco utilizar-se das famosas e manjadas liquidações fantásticas, do tipo "80% de desconto", deixando de lado o relacionamento e a fidelização do cliente a longo prazo.

Achar que o futuro lhe será promissor, como uma dádiva, sem que ele seja planejado com responsabilidade.

Acreditam sempre que planejamento é coisa para grandes empresas e que o importante é, como dizem, o "fazejamento". E vão seguindo sem rumo, sem direção e contando com a sorte, não se sabe até quando.

E você? Tem algumas destas falhas? Se tem, o que tem feito para saná-las?

Otávio Lelis Borges - Superintendente da CDL Vitória

Fonte: www.cdlvitoria.com.br
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir