Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-08-2008

Renata e Talita vencem gregas e avançam invictas
Dupla garante primeiro lugar da chave F ao derrotar Karantasiou e Arvaniti
Renata e Talita vencem gregas e avançam invictas
Foto: Agência/EFE

Foi sofrido, mas Renata e Talita conseguiram encerrar a primeira fase invictas. As brasileiras tiveram dificuldades para driblar o forte saque de Karantasiou e Arvaniti, mas bateram as gregas por 22/20 e 21/19 e ganharam moral para as oitavas de final. Com o resultado, as brasileiras, que já estavam classificadas, terminaram a primeira etapa na liderança do grupo F, com apenas um set perdido (no jogo de estréia, contra as mexicanas Candelas e Garcia).

Agora, Renata e Talita aguardam os outros resultados da rodada para conhecerem suas adversária na próxima fase. Já as gregas, que acumularam três derrotas, deram adeus aos Jogos Olímpicos.

Gregas forçam saque e dão trabalho para brasileiras

Derrotadas nos dois outros jogos da fase de grupos, Karantasiou e Arvaniti precisavem vencer de qualquer maneira para seguir sonhando com a classificação. As gregas começaram soltas, e deram bastante trabalho para as brasileiras. Com muita força nos ataques e nos saques, as adversárias abriram dois pontos de vantagem (6 a 4) após um erro de ataque da carioca Renata. No entanto, as favoritas logo empataram com duas largadinhas de Talita que tocaram na rede e enganaram a defesa rival.

Renata forçou a mão e o Brasil conseguiu virar o jogo em 13 a 12, mas Karantasiou e Arvaniti não se deram por vencidas e conseguiram uma vantagem perigosa: 17 a 15. O jogo seguiu parelho até os últimos pontos, quando a rede deu uma "mãozinha" para o lado verde-amarelo. Com um saque de Talita que bateu na fita, a dupla do Brasil fechou em 22 a 20.

De volta à quadra, as gregas apostaram no saque de Arvaniti para equilibrar o confronto. Mas as brasileiras começaram melhores, e não se deixaram levar pela pressão das rivais. Com uma pancada de Renata no fundo de quadra e um contra-ataque cedido pelas adversárias, a dupla abriu 5 a 3. A vantagem durou até o sétimo ponto, quando Talita tentou atacar no corredor e a bola foi para fora. A atleta do Mato Grosso do Sul gritou de raiva. Arvaniti caprichou no serviço e a dupla abriu três pontos de vantagem (11 a 8).

Com o jogo em 14 a 10 para as adversárias, as brasucas voltaram a ganhar moral após um lindo rali que contou com duas grandes defesas dos dois lados e terminou com uma largadinha de Talita. Não deu outra. A dupla do Brasil correu atrás e encostou no placar. No entanto, faltava arriscar mais no saque e organizar a recepção. Por isso, com o jogo novamente empatado, desta vez em 18 a 18, Talita pediu mais atenção à sua parceira. Deu certo, e as brasileiras confirmaram o seu favoritismo e o primeiro lugar de sua chave: vitória por 21 a 19.

Renata e Talita vencem gregas e avançam invictas para as oitavas-de-final
Dupla garante primeiro lugar da chave F ao derrotar Karantasiou e Arvaniti

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir