Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-08-2008

César Cielo é bronze nos 100m livre
Em prova emocionante, brasileiro conquista sua primeira medalha olímpica
César Cielo é bronze nos 100m livre
Foto: Satiro Sodré/CBDA

Na véspera da final dos 100m livre, César Cielo sonhou com o pódio olímpico. Horas mais tarde, na piscina do Cubo d Água, o sonho transformou-se em realidade. Com uma performance excepcional, o brasileiro, de apenas 21 anos, conquistou a medalha de bronze, a primeira da sua carreira, e também do Brasil na modalidade em Pequim, em uma das provas mais tradicionais e emocionantes da natação. De quebra, estabeleceu o novo recorde sul-americano da prova (47s67). O francês Alain Bernard foi ouro com o tempo de 47s21. O australiano Eamon Sullivan foi prata (47s32), e o americano Jason Lezak fez o mesmo tempo de Cielo e também ficou com o bronze. O holandês bicampeão olímpico Pieter van den Hoogenband terminou em quinto (47s75).

- Agora vou ganhar os 50m (sua especialidade). Vou buscar essa medalha de ouro - disse o nadador de Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo, sem conter as lágrimas. A final dos 50m livre será na próxima sexta-feira, às 23h30m (horário de Brasília).

Logo nas primeiras braçadas, Cielo entrou na disputa pelo terceiro lugar e conseguiu virar os 50m nesta colocação (22s74). Com meio corpo de vantagem, o australiano Eamon Sullivan virou em primeiro em 22s48, enquanto o francês Alain Bernard já começava ameaçar a sua liderança (22s53). Nos 50m finais, Jason Lezak apertou o ritmo, mas Cielo conseguiu bater em terceiro exatamente com o mesmo tempo do americano. Já Sullivan não conseguiu segurar o francês e ficou com a prata.

- É muito bom. Parece que era para ser. Eu tinha sonhado que tinha ficado em terceiro, mas acordei e pensei: "Poxa, estou na raia oito!" - contou.

O caminho de Cielo até a medalha não foi fácil. Focado principalmente nos 50m livre - sua especialidade - o brasileiro saiu das eliminatórias sem acreditar na vaga para as finais. Ele acabou entrando apenas com o oitavo tempo (48s07). Mesmo "na marola", Cielo conseguiu entrar para a história da natação brasileira.

César Cielo garantiu sua primeira medalha olímpica nos 100m livre. Brasileiro ainda disputa os 50m.

- É muito bom trazer essa medalha de volta para o Brasil, especialmente nessa prova, em que a gente tem tanta tradição, com o Fernando (Scherer, o Xuxa) e o Gustavo (Borges). Ver o placar lá é muito bom - disse o nadador logo após sair da piscina.

Conquistas da natação brasileira em Jogos Olímpicos

Essa foi a décima medalha olímpica do Brasil na natação. Agora, o país soma três pratas e sete bronzes. Em Atenas 2004, a natação brasileira não conquistou nenhuma medalha. A última conquista, um bronze, foi em Sydney 2000 no revezamento 4x100m livre masculino. Tetsuo Okamoto garantiu a primeira medalha olímpica brasileira com um bronze nos 1500m livre nas Olimpíadas de Helsinki, em 1953.

A natação brasileira nunca garantiu um ouro olímpico, e as mulheres ainda não subiram ao pódio.

1) Alain Bernard (FRA) 47s21
2) Eamon Sullivan (AUS) 47s32
3) Jason Lezak (EUA) 47s67
3) César Cielo (BRA) 47s67
5) Pieter van den Hoogenband (HOL) 47s75
6) Lyndon Ferns (AFS) 48s04
7) Matt Targett (AUS) 48s20
8) Stefan Nystrand (SUE) 48s33

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir