Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-08-2008

ONG acusa Rússia de usar bombas de fragmentação na Geórgia
Human Rights Watch denunciou uso da bomba em Gori. Cidade ainda está sob controle russo nesta sexta-feira (15).
ONG acusa Rússia de usar bombas de fragmentação na Geórgia
Foto: http://www.pbs.org

A ONG internacional de direitos humanos Human Rights Watch informou nesta sexta-feira (15) que tem evidências de que aviões russos derrubaram bombas de fragmentação em áreas civis da Geórgia, noticiou a agência de notícias Associated Press. Segundo a organização, as bombas mataram pelo menos 11 pessoas e feriram dezenas na cidade de Gori e no vilarejo de Ruisi.

O ministro da defesa russo negou a denúncia, dizendo que a organização pegou a informaçao de fontes parciais.

Tentativa de negociação

As autoridades georgianas tentam negociar nesta sexta-feira (15) com o comando militar russo a entrega da cidade georgiana de Gori, ainda em mãos russas, afirmou à agência France Presse uma fonte do governo da Geórgia.

O porta-voz do ministério do Interior, Shota Utiashvili, explicou que funcionários do governo georgiano chegaram a Gori nesta sexta-feira para discutir com o general russo que comanda as tropas na cidade.

Autoridades georgianas afirmaram na quinta-feira que receberam a informação de que as forças russas iriam embora na sexta-feira, mas algo similar foi divulgado no dia anterior e isto não aconteceu.

A polícia georgiana entrou em Gori na manhã de quinta-feira para retomar o controle da cidade, mas deixou o local rapidamente ao ver os militares russos.

Presença americana

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou hoje a Tbilisi para realizar consultas com o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili.

A chegada da chefe da diplomacia americana à capital georgiana foi mostrada ao vivo pela televisão do país.

Rice foi recebida ao descer do avião pela ministra de Assuntos Exteriores da Geórgia, Eka Tkeshelashvili.

A primeira atividade de Rice na capital georgiana será se reunir com os funcionários americanos responsáveis pela distribuição da ajuda humanitária que os Estados Unidos começaram a enviar à eórgia na quarta-feira passada.

Em seguida, a secretária de Estado americana se reunirá com Saakashvili, e depois visitará feridos em um hospital de Tbilisi, e deixará hoje mesmo a capital georgiana para retornar aos EUA.

Rice se reuniu ontem com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e com o ministro de Exteriores do país, Bernard Kouchner, para saber da mediação do chefe de Estado no conflito entre a Rússia e a Geórgia e reiterar seu apoio.

ONG acusa Rússia de usar bombas de fragmentação na Geórgia
Human Rights Watch denunciou uso da bomba em Gori.
Cidade ainda está sob controle russo nesta sexta-feira (15).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir