Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Incêndio destrói teatro em São Paulo
Incêndio no início da manhã de hoje destruiu instalações do Teatro Cultura Artística, na região central de São Paulo
Incêndio destrói teatro em São Paulo
Foto: Sidinei Lopes/Folha Imagem

CAMILA NEUMAM
da Folha Online

As apresentações da Orquestra Filarmônica de Liège, com regência de Pascal Rophé e com a meio-soprano Susan Graham, que aconteceriam no teatro Cultura Artística nesta segunda-feira (18) e na terça (19), foram transferidas para o Teatro Municipal de São Paulo e para a Sala São Paulo, informou a assessoria de imprensa da Sociedade Cultura Artística.
A transferência ocorreu devido ao incêndio que atingiu o Cultura Artística, localizado na região central da capital paulista, neste domingo (17).

Na segunda-feira (18), a apresentação acontece no Municipal, às 21h; e na terça, na Sala São Paulo no mesmo horário.

O público que já adquiriu ingressos e os assinantes do Cultura Artística, automaticamente, têm seus ingressos validados para os mesmos dias, nestes locais.

O teatro foi inaugurado em março de 1950 em duas noites de apresentações de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, grandes maestros da música erudita brasileira. Em suas duas salas, a Esther Mesquita e a Rubens Sverne, com 1.156 e 339 lugares, respectivamente, o teatro promove concertos e espetáculos teatrais das melhores companhias nacionais e internacionais, com grande sucesso de público até hoje.

Após o incêndio, todas as apresentações do fim de semana estão temporariamente canceladas, conforme já consta no site do teatro: www.culturaartistica.com.br.

Por enquanto, as apresentações das peças de teatro "O Bem Amado", com Marco Nanini, e "Toc Toc", do diretor Alexandre Reinecke, que acontecem às sextas, sábados e domingos, às 21h e 18h, estão canceladas.

A programação dos espetáculos já estava agendada até 12 de novembro, dia da apresentação do grupo Kodo, de percussão do Japão.

Leia abaixo a íntegra do comunicado do Cultura Artística.

"Na madrugada de domingo, o Teatro Cultura Artística se incendiou, para grande consternação da Sociedade de Cultura Artística e amantes das artes.

Apesar do infortúnio, os concertos desta segunda-feira (18) e terça-feira (19), com a Orquestra Filarmônica de Liège serão mantidos, transferidos para outros locais. Possuidores de ingressos para o dia 18 de agosto assistirão ao concerto no Teatro Municipal de São Paulo. E os possuidores de ingressos para o dia 19 de agosto, assistirão ao concerto na Sala São Paulo.

Os artistas, programas e horários serão mantidos.

As sessões dos outros espetáculos que estão em temporada no Teatro, "O Bem Amado" e "Toc-Toc", estão temporariamente interrompidas. Os espetáculos serão transferidos para outros teatros a serem definidos e divulgados nos próximos dias. Os ingressos já adquiridos serão ressarcidos.

Para mais informações, a Sociedade de Cultura Artística está atendendo ao público no telefone (0/xx/11) 3253-4229.

Agradecemos ao suporte incondicional oferecido pelas entidades culturais paulistanas.

SOCIEDADE DE CULTURA ARTÍSTICA"

Concertos do Cultura Artística acontecerão no Municipal e Sala São Paulo.

Incêndio no início da manhã de hoje destruiu instalações do Teatro Cultura Artística, na região central de São Paulo. Foram necessários 17 caminhões de bombeiros para conter o fogo, mas não houve vítimas. Os concertos foram cancelados e acontecerão no Municipal e Sala São Paulo.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir