Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Rússia anuncia início da retirada de tropas da Geórgia
Veículos militares russos permanecem estacionados em estrada que dá acesso à cidade de Gori, na Geórgia, nesta segunda-feira (18);
Rússia anuncia início da retirada de tropas da Geórgia
Foto: Gleb Garanich/Reuters

da Folha Online

O Estado-Maior russo anunciou nesta segunda-feira que suas tropas começaram a retirada da Geórgia, de acordo com o estabelecido em um plano de cessar-fogo intermediado pela França e conforme prometido ontem pelo presidente Dmitri Medvedev. A informação foi dada pelo coronel-general Anatoly Nogovitsyn.

"A retirada das forças de paz e de reforço começaram hoje", disse Nogovitsyn. Ontem, o presidente russo havia afirmado, diante da pressão ocidental, que começaria a retirar suas tropas do vizinho a partir desta segunda-feira.

Em um comunicado divulgado pelo Kremlin, Medvedev anunciou que a retirada começaria hoje, mas não fez menção sobre deixar a Ossétia do Sul, região separatista que está no centro do conflito entre a Rússia e a Geórgia. Ele disse apenas que as tropas voltariam para Ossétia do Sul de suas posições na Geórgia. Hoje ainda não foram divulgadas informações sobre o assunto.

Desde a assinatura do acordo de cessar-fogo pela Rússia --que havia sido feita anteriormente pela Geórgia--, a pressão ocidental para a retirada de tropas russa tem aumentado. Os Estados Unidos e a França já haviam acusado a Rússia de descumprir a trégua, pelo fato de tanques e soldados russos continuarem a rodar livremente pela Geórgia.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, alertou neste domingo que a Rússia enfrentaria "sérias conseqüências" se não começasse a retirada e falou com Medvedev pelo telefone.

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, acusou novamente neste domingo o presidente russo de descumprir a promessa de retirada rápida das tropas da Geórgia, estabelecida pelo acordo de cessar-fogo assinado pelos dois países. "Espero que, desta vez, ele cumpra a palavra", disse Rice após Medvedev anunciar que a retirada começaria hoje.

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu à Rússia a retirada de suas tropas da Geórgia "em questão de dias" e mostrou a disposição de seu país em participar de uma força multinacional de paz na zona de conflito.

Merkel fez as afirmações em Tbilisi em entrevista coletiva conjunta com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, que voltou a acusar a Rússia de fazer uma "limpeza étnica" na região.

"Resposta esmagadora"

Também nesta segunda-feira, o presidente Medvedev, falando em meio ao conflito com a Geórgia, afirmou que qualquer agressão contra cidadãos russos terá uma "resposta esmagadora".

"Se alguém pensa que pode matar nossos cidadãos e escapar impunemente, saiba que não permitiremos isso nunca. Se alguém tentar isso de novo, apareceremos com uma resposta esmagadora", afirmou Medvedev para veteranos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na cidade russa de Kursk.

"Nós temos todos os recursos políticos, econômicos e militares necessários. Se alguém tiver alguma ilusão sobre isso, tem de abandoná-la", disse Medvedev.

Deslocados

O Acnur (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados) colocou em 158 mil o número de deslocados causados pelo conflito armado entre Rússia e Geórgia pela região separatista georgiana da Ossétia do Sul. A estimativa da agência se baseia em números fornecidos pelos governos dos dois países.

A cifra inclui 98,6 mil deslocados na Geórgia, 30 mil na Ossétia do Sul e outros 30 mil na Rússia, informou a agência da ONU. Na última terça-feira (12), o Acnur informou que o conflito havia deixado quase 100 mil deslocados.

Um comboio do Programa Mundial de Alimentos e do Acnur se dirigia neste domingo à cidade de Gori (centro da Geórgia) e a mais próxima à Ossétia do Sul, levando ajuda para 1.500 pessoas.

Os confrontos tiveram início quando a Geórgia, que é aliada dos EUA, enviou tropas para retomar o controle sobre a Ossétia do Sul, região separatista que declarou independência no começo dos anos 90. Moscou reagiu à ofensiva porque apóia o pequeno território e mantêm forças de paz na região. Entenda as causas do conflito.

CICV

O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) disse nesta segunda-feira que está pedindo esclarecimentos urgentes da Rússia após seu presidente ter sido impedido de entrar na Província separatista da Ossétia do Sul em uma missão humanitária.

As tropas russas controlam o acesso à Ossétia do Sul, no centro de um conflito de dez dias entre Moscou e a vizinha Geórgia. Os confrontos no local deixaram milhares de deslocados e muitos morreram ou ficaram feridos.

"[A Cruz Vermelha] não pôde ter acesso à Ossétia do Sul", disse Dominik Stillhart, vice-diretora de operações do CICV, em entrevista por telefone à Reuters. "O acesso à Ossétia do Sul é prioridade. Precisamos conversar em Moscou para saber exatamente qual é o problema."

Com agências internacionais

Rússia anuncia início da retirada de tropas da Geórgia.

Veículos militares russos permanecem estacionados em estrada que dá acesso à cidade de Gori, na Geórgia, nesta segunda-feira (18); Estado-Maior anunciou que tropas já iniciaram retirada do território georgiano.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir