Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Pervez Musharraf renuncia à presidência do Paquistão
Homem observa pronunciamento de Pervez Musharraf na televisão anunciando a sua renúncia à presidência do Paquistão
Pervez Musharraf renuncia à presidência do Paquistão
Foto: Mian Khursheed/Reuters

BBC Brasil
O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, renunciou ao cargo nesta segunda-feira em meio a uma campanha de impeachment contra ele lançada por partidos do governo de coalizão.

Em um discurso à nação, Musharraf disse que um processo de impeachment não seria no interesse do país, mas afirmou não temer as acusações contra ele.

"Nem mesmo uma única acusação contra mim pode ser provada", afirmou. Musharraf é acusado de incompetência e de violar a Constituição do país.

O presidente paquistanês disse que não é hora para mais confrontos e que está renunciando depois de consultar seus conselheiros.

Ele disse que "alegações falsas" foram feitas contra ele por pessoas que "tentaram transformar a verdade em mentiras".

A campanha de impeachment foi lançada na semana passada por líderes do Partido do Povo do Paquistão (PPP), da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, e pela Liga Muçulmana do Paquistão Nawaz (PML-N, na sigla em inglês), liderado pelo ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif.

Os dois grupos afirmavam que teriam condições de mobilizar os dois terços do Parlamento necessários para aprovar o impeachment.
O mercado de ações em Karachi subiu 4% com a notícia da renúncia. Muitos investidores parecem ter visto a decisão como um fim à incerteza política.

Há relatos de comemorações em várias cidades, com pessoas dançando nas ruas.

Um porta-voz da embaixada americana em Islamabad não comentou a renúncia. No domingo, a secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, disse que o futuro do presidente Musharraf era um assunto interno.

Crise e economia
Durante o discurso, Musharraf defendeu suas ações nos últimos nove anos, dizendo que liderou o Paquistão em algumas de suas piores crises desde a independência em 1947, incluindo uma crise com a Índia que quase levou à guerra e as consequências dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que deu início à chamada guerra contra o terror.

Ele disse ainda que nos últimos oito meses, desde que deixou de exercer os poderes do Executivo, a economia do Paquistão vem se deteriorando.
Musharraf disse que os erros que ele cometeu no governo não foram intencionais e que está se colocando "nas mãos do povo".

Musharraf, ex-comandante do Exército e um aliado-chave dos Estados Unidos na chamada guerra contra o terror, chegou ao poder através de um golpe de Estado sem violência em 1999.

No ano passado, ele foi forçado a deixar o controle das Forças Armadas. A imagem pública de Musharraf ficou prejudicada depois que ele demitiu quase 60 juízes para evitar que eles declarassem sua reeleição como presidente inválida.

Os partidos de oposição chegaram ao governo de coalizão em fevereiro depois de uma vitória esmagadora nas urnas, enfraquecendo ainda mais o governo de Musharraf.

Pervez Musharraf renuncia à presidência do Paquistão.

Homem observa pronunciamento de Pervez Musharraf na televisão anunciando a sua renúncia à presidência do Paquistão.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir