Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Tempestade tropical Fay castiga costa sul de Cuba
Imagem divulgada por ag�ncia meteorol�gica americana mostra tempestade Fay sobre Cuba (no canto inferior � direita);
Tempestade tropical Fay castiga costa sul de Cuba
Foto: Nasa/AP

A tempestade tropical Fay atingiu a costa sul da ilha de Cuba com fortes chuvas e ventos depois de castigar outras regi�es do Caribe como a Rep�blica Dominicana e o Haiti.

A previs�o � que a tempestade ganhe for�a ao se mover em dire��o � Fl�rida, onde o governo declarou estado de emerg�ncia. A tempestade amea�a se transformar em um furac�o antes de atingir a costa dos Estados Unidos.

Al�m da Fl�rida, alertas de furac�o tamb�m foram emitidos para tr�s prov�ncias cubanas.

Algumas �reas do oeste e do centro de Cuba e do arquip�lago de Fl�rida Keys est�o sendo evacuadas. As autoridades americanas informaram que cerca de 25 mil pessoas ser�o evacuadas do sul da Fl�rida por precau��o.
Por volta das 3h GMT (meia-noite, hor�rio de Bras�lia), o Centro Nacional de Furac�es dos Estados Unidos, com sede em Miami, informou que o centro da tempestade estaria a 275 quil�metros da capital cubana, Havana, e a 375 quil�metros de Key West, na Fl�rida.

Fay estaria se movendo a uma velocidade de 17 quil�metros por hora e poderia atingir Fl�rida Keys na noite desta segunda-feira.

Ainda segundo o Centro Nacional de Furac�es, os ventos podem chegar a 120km/hora.

O porta-voz do Centro, Dennis Fletgen, disse � BBC Mundo que, caso a tempestade se transforme em furac�o, "provavelmente seria categoria 1".

Caribe

Em sua passagem pelo Haiti, Fay teria deixado pelo menos 50 mortos depois que um �nibus caiu dentro de um rio ao tentar atravessar uma ponte. O n�vel da �gua estava elevado e v�rias pessoas teriam sido levadas pela correnteza.

Em Cuba, cerca de 10 mil pessoas foram evacuadas das �reas de enchente.
No s�bado, a Defesa Civil dominicana informou que 2.230 pessoas estavam refugiadas em abrigos no pa�s.

Em Miami, muitas pessoas j� est�o procurando postos de gasolina para abastecer seus carros e estocando alimentos e �gua, temendo a chegada de Fay.

Fay � a sexta tempestade com nome da temporada de furac�es deste ano no Atl�ntico, que vai de junho a novembro. S� recebem nome tempestades que atingem o status de tempestade tropical ou furac�o.

J� houve dois furac�es neste ano no Atl�ntico, Bertha e Dolly.

Tempestade tropical Fay castiga costa sul de Cuba.

Imagem divulgada por ag�ncia meteorol�gica americana mostra tempestade Fay sobre Cuba (no canto inferior � direita); a tempestade tropical castigou a ilha com fortes chuvas e ventos no come�o desta segunda-feira. Fay deixou rastro de mortes no Haiti e Rep�blica Dominicana e amea�a chegar aos Estados Unidos como furac�o.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir