Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Temporal arranca telhados e derruba paredes no norte do RS
Casa em Caxias do Sul � invadida por lama ap�s chuvas que ca�ram no RS entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira
Temporal arranca telhados e derruba paredes no norte do RS
Foto: Roni Rigon/O Pioneiro/Ag. RBS

Moradores do norte do Rio Grande do Sul trabalham na manh� desta segunda-feira (18) para tentar minimizar os estragos provocados por uma tempestade que durou cerca de 10 minutos na noite de domingo.

Casas e ind�strias de Paim Filho foram atingidos, deixando um rastro de destrui��o na faixa por onde o vento passou. A chuva intensa come�ou por volta das 19h e foi seguida de um forte vento, que n�o durou mais de dois minutos, mas foi tempo suficiente para deixar a cidade sem energia el�trica at� a meia-noite.

At� a madrugada de hoje, cerca de cem casas haviam sido identificadas com estragos. O hospital da cidade tamb�m foi atingido e teve cerca de 50% da cobertura arrancada pelo vento. A ind�stria de m�veis e esquadrias Valm�rbida, rec�m-constru�da, teve duas paredes derrubadas.

A prefeitura decretou situa��o de emerg�ncia, depois de verificar os estragos. "Os estragos poderiam ser at� piores se estiv�ssemos em campo aberto", avaliou o coordenador da Defesa Civil e vice-prefeito, Elton Dal Moro. "Nossa localiza��o geogr�fica, dentro de um vale, acabou nos protegendo parcialmente".

Estragos tamb�m no sul do Estado
A Companhia Estadual de Energia El�trica (CEEE) atende a cerca de 400 chamadas de falta de luz no sul do Estado. As zonas rurais de Rio Grande e proximidades de Pelotas s�o as mais prejudicadas. A situa��o foi agravada com o temporal da madrugada de domingo.

Em S�o Jos� do Norte, a queda de granizo na madrugada de domingo provocou estragos na localidade de Cap�o do Meio. Cerca de 35 resid�ncias foram atingidas.

Na �rea das ilhas de Rio Grande e no interior do Taim, s�o 150 casos. Nos pequenos munic�pios vizinhos a Pelotas, como Cerrito, Herval e Cangu�u, as notifica��es passam de 200. H� tamb�m outros casos localizados, como nos interiores de Pelotas, S�o Jos� do Norte e Santa Vit�ria do Palmar.

De acordo com a assessoria de imprensa da CEEE, caso o tempo mantenha-se firme, sem nova ocorr�ncia de chuva, a situa��o deve ser normalizada at� o in�cio da noite de hoje.

A prefeitura enviou tr�s equipes � regi�o, que � de dif�cil acesso, para o cadastramento dos desabrigados e fornecimento de lonas, cobertores, agasalhos e medicamentos. Ap�s o levantamento completo da Defesa Civil, dever�o ser providenciadas telhas pare conserto das casas.

Al�m disso, pelo menos mil clientes da AES Sul est�o sem luz em Alegrete, todos da zona rural. Trinta e quatro postes ca�ram em decorr�ncia da for�a do vento, que chegou a 75 km/h, segundo a Central de Meteorologia.

Equipes da AES Sul trabalham no restabelecimento das redes, e a energia deve voltar ainda hoje. Segundo os Bombeiros, cinco casas foram parcialmente destelhadas.

* com informa��es do "Zero Hora Online" e da Ag�ncia Estado.

Temporal arranca telhados e derruba paredes no norte do RS.

Casa em Caxias do Sul � invadida por lama ap�s chuvas que ca�ram no RS entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira; em Paim Filho, o temporal arrancou telhados de casas, ind�strias e metade da cobertura do hospital da cidade.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir