Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-08-2008

Milhares de muçulmanos marcham na Índia pela independência
Milhares de muçulmanos se manifestaram nesta segunda-feira, em Srinagar, capital da parte indiana da Caxemira
Milhares de muçulmanos marcham na Índia pela independência
Foto: Farooq Khan/EFE

da Folha Online

Milhares de muçulmanos se manifestaram nesta segunda-feira, em Srinagar, capital da parte indiana da Caxemira, para exigir da ONU (Organização das Nações Unidas) o direito à independência do território, dividido há 60 anos entre a Índia e o Paquistão.

Carregando bandeiras verdes e pretas de protesto e contando slogans militares, dezenas de milhares de pessoas marcharam em frente aos escritórios da ONU em Srinagar. A multidão destruiu uma cerca que protegia o local para alcançar a entrada, onde deixaram uma petição citando violações dos direitos humanos cometidas pelas autoridades indianas e pedindo a intervenção da ONU.

Syed Ali Shah Geelani, um dos líderes do movimento, disse à multidão que exija "que a ONU, os EUA, o Reino Unido e a comunidade internacional venham e vejam o que as pessoas querem".

"Esta é uma luta pela autodeterminação. A ONU deveria enviar seus membros de paz para Jammu e Caxemira", disse Geelani.

O governo indiano diz que a Caxemira é um assunto interno ao país e não quer a intervenção internacional.

Líderes separatistas dizem que a marcha foi a maior dos dois últimos meses, quando começaram os protestos pela independência da região.

A manifestação desta segunda aumentou as tensões entre os manifestantes e o governo indiana. Enquanto os protestos anteriores foram liderados por grupos separatistas pacíficos, os manifestantes desta segunda chamavam o nome de Lashkar-e-Tayyaba, um dos mais violentos grupos militares islâmicos.

"Lashkar chegou. É sua morte Índia. Lashkar chegou", dizia a multidão enquanto passava pelas forças de segurança indianas. O grupo, com base no Paquistão, foi acusado também de bombardeios ao longo da Índia nos últimos anos.

A polícia e as forças paramilitares utilizaram todos os seus recursos para manter a manifestação pacífica. Nenhum problema foi reportado até o momento.

Na semana passada, 22 muçulmanos morreram e centenas de pessoas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes e policiais indianos, numa das mais graves crise no Estado de Jammu e Caxemira desde o início em 1989, quando islamitas realizaram uma insurreição separatista contra a Índia.

O governo indiano diz estar preocupado que os protestos cheguem a outras partes do país, que tem um histórico de violência entre grupos religiosos diversos.

O Conselho de Segurança da ONU tem várias resoluções pedindo um referendo em ambas as partes da Caxemira para que a população, majoritariamente muçulmana, eleja entre a soberania indiana e a paquistanesa. No entanto, a votação nunca foi levada à prática.

Desde 1947, Caxemira é um ponto de atrito entre Nova Déli e Islamabad, e provocou duas das três guerras entre os dois países. Em 2003, os dois governos decretaram um cessar-fogo ao longo de sua fronteira na Caxemira e, em 2004, retomaram as conversações de paz.

Com Associated Press e France Presse

Milhares de muçulmanos marcham na Índia pela independência da Caxemira.

Milhares de muçulmanos se manifestaram nesta segunda-feira, em Srinagar, capital da parte indiana da Caxemira, para exigir da ONU (Organização das Nações Unidas) o direito à independência do território.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir