Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 19-08-2008

Russa vence na estréia da maratona aquática nos Jogos
Brasileiras fazem boa prova, lutando pelas primeiras posições até o fim
Russa vence na estréia da maratona aquática nos Jogos
Foto: Agência/Reuters

Atual pentacampeã mundial, a russa Larisa Ilchenko se tornou nesta quarta-feira a primeira campeã olímpica de maratona aquática, prova de 10km. Em uma chegada emocionante no parque olímpico de canoagem e remo de Shunyi, Larisa superou no sprint final a dupla britânica Keri-Anne Payne e Cassandra Patten, que ficou com as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Após fazerem uma boa prova, as brasileiras Ana Marcela e Poliana Okimoto terminaram na quinta e sétima posições. A sul-africana Natalie du Toit, que usa uma prótese no lugar de uma das pernas, chegou em 16º. Ana festeja o resultado.

- Estou muito feliz. Espero participar de umas três ou quatro (Olimpíadas). Mas a gente fez o que podia. No final, ficou uma rivalidade pessoal entre mim e ela, o que pode ter prejudicado um pouco, mas espero ir melhor na próxima vez - disse ela, em entrevista ao SporTV.

Em sua primeira edição em Olimpíadas, a prova de maratona aquática teve momentos emocionantes, principalmente para as brasileiras Poliana e Ana Marcela, que passaram praticamente as quatro voltas de 2,5km no primeiro pelotão. Desde o início, o ritmo da prova foi ditado pelas britânicas Cassandra Patten e Keri-Anne Peyne, que fizeram um trabalho de equipe, nadando na frente, lado a lado. Ainda nos primeiros 40 minutos de prova, as duas britânicas passaram a contar com a companhia da pentacampeã mundial Larisa Ilchenko, que desde então não deixaria mais o grupo.

Larisa vinha sempre na esteira de Cassandra, nadando pelo lado esquerdo e controlando a distância para as duas líderes. Poliana Okimoto se revezava na sétima e oitava posições, com Ana Marcela vindo na sua esteira, a poucos segundos atrás. Com 1h10m de prova, Ana Marcela e Poliana passaram a nadar lado a lado. O momento decisivo, porém, viria nos últimos 2,5km. O ritmo das braçadas e das pernas passou a ser mais intenso e as duas britânicas, além da russa, começaram a se destacar do grupo, com as brasileiras brigando logo atrás para não perderem o contato.

Brasileiras lutam por um lugar ao pódio

E conseguiram. Aumentando bastante o ritmo, Poliana passou a ir na cola da russa Larisa, que vinha atrás da alemã Angela Maurer. Ana Marcela estava na esteira da compatriota, na sexta colocação e, faltando 15 minutos, Poliana já aparecia em terceiro. Na última perna da prova (a 1km para o fim), a emoção aumentou ainda mais, com Poliana lutando lado a lado com a pentacampeã mundial por um lugar ao pódio, com Ana Marcela vindo logo atrás.

Na frente, a dupla britânica dava os primeiros sinais de que não ia agüentar o ritmo imposto. Tentando uma escapada, Ana Marcela começou a nadar por fora do pelotão, no lado direito, atacando o grupo da frente, enquanto Poliana Okimoto ia pela esquerda, com a russa Larisa pelo meio. Poliana chegou a atacar o grupo da frente, mas teve a porta fechada pelas britânicas e foi perdendo ritmo. Nesse momento, a experiência de Larisa Ilchenko fez a diferença e em uma boa estratégia de prova, a russa começou o ataque final faltando 500m para a linha de chegada. Pelo meio, Larisa ultrapassou as duas britânicas e garantiu mais um título para a sua vasta galeria, ela que domina a prova no mundo.

Classificação final da prova de maratona aquática feminina - 10km

1- Larissa Ilchenko (RUS) - 1h59m27s7

2- Keri-Anne Payne (GBR) - 1h59m29s2

3- Cassandra Patten (GBR) - 1h59m31s0

4- Angela Maurer (ALE) - 1h59m31s9

5- Ana Marcela Cunha (BRA) - 1h59m36s8

6- Swann Oberson (SUI) - 1h59m36s9

7- Poliana Okimoto (BRA) - 1h59m37s4

8- Jana Pechanova (RTC) - 1h59m39s7

9- Andreina Perez (VEN) - 1h59m40s0

10- Martina Grimaldi (ITA) - 1h59m40s7

Em final emocionante, russa vence na estréia da maratona aquática nos Jogos
Brasileiras fazem boa prova, lutando pelas primeiras posições até o fim

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir