Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 20-08-2008

Brasil vence o time da casa e vai às semifinais
Com a marchinha no sistema de som do ginásio, seleção de Bernardinho frustra 18 mil chineses e garante a vaga na semifinal contra os italianos
Brasil vence o time da casa e vai às semifinais
Foto: Reuters/Agência

Espremidos entre 18 mil chineses, os torcedores brasileiros mal passavam de 100 no Ginásio da Capital. O jogo entre o time da casa e a seleção de Bernardinho, portanto, foi uma festa para poucos. Se até o sistema de som ajudava, tocando "Mamãe, eu quero" em bom português, a equipe verde-amarela ficou à vontade para frustrar a torcida. Sem esforço, o Brasil despachou a China com um tranqüilo 3 a 0 (parciais de 25/17, 25/15 e 25/16) e garantiu a vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim.


Na quinta-feira, às 9h, a seleção brasileira enfrenta a Itália, que derrotou a Polônia em jogo emocionante nas quartas-de-final. Na outra semi, a Rússia, que venceu a Bulgária por 3 sets a 1, pega os Estados Unidos, que penaram mas bateram a Sérvia por 3 sets a 2.

Anderson torce o tornozelo e dá lugar a Samuel

Na apresentação, antes da partida, um brasileiro se destacava. Anderson era o único de agasalho, sem o uniforme de jogo. Durante um treino, o oposto torceu o tornozelo esquerdo ao pisar no pé do meio-de-rede Rodrigão. A opção de Bernardinho foi por Samuel, estreante em Jogos Olímpicos.

Empurrados pela torcida, os chineses começaram animados. E conseguiram surpreender o Brasil até o primeiro tempo técnico. Com muita velocidade nas bolas de meio, o time da casa não deixava o adversário abrir vantagem. Superior tecnicamente, a equipe brasileira jogava para o gasto. Uma bomba de Dante no saque, contudo, embalou o grupo. Giba chegou a fazer um bloqueio sozinho no centro da rede, e os chineses começaram a sentir o golpe. Nervosos, cometiam erros bobos, como dois toques e bolas para fora. Na reta final do set, Samuel entrou em quadra e não decepcionou: foi dele o ponto que fechou a parcial em 25 a 17.

Torcida se anima, mas vê passeio do Brasil

A China voltou a fazer jogo duro no começou do segundo set. A rapidez nos ataques e a boa defesa, características da escola asiática, rendiam um bom volume de jogo. Para a tristeza da torcida, no entanto, o Brasil não demorou muito para acabar com a festa. Líder das estatísticas no bloqueio em Pequim, Gustavo caprichou no fundamento e ajudou a equipe a abrir 10 pontos. Uma invasão do levantador Marcelinho ainda deu gás aos chineses. A torcida voltou a gritar, mas não adiantou. Com 24 a 15, Bernardinho voltou a colocar Bruninho e Samuel. Desta vez, contudo, foi Giba que calou o ginásio ao fechar o set em 25 a 15.

Ao contrário do que tinha acontecido nas parciais anteriores, o Brasil abriu 4 a 0 no terceiro set. Forçando o saque, principalmente com Dante e Giba, a seleção se manteve à frente no placar. Após o primeiro tempo técnico, a China apertou e voltou a levantar as arquibancadas. Neste momento, os brasileiros bobearam no bloqueio. Com 13 a 7 no placar, Bernardinho tirou André Heller e colocou Rodrigão para dar ritmo ao meio-de-rede. O entrosamento voltou, e os chineses logo ficaram para trás. Com 20 a 11, Bruninho e Samuel novamente entraram em quadra e, sem pressão, deram números finais à partida: 25 a 16.

No ritmo de ‘Mamãe, eu quero’, Brasil vence o time da casa e vai às semifinais.
Com a marchinha no sistema de som do ginásio, seleção de Bernardinho frustra 18 mil chineses e garante a vaga na semifinal contra os italianos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir