Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-08-2008

McCain lidera pesquisa de votos nos EUA
O candidato presidencial americano John McCain faz discurso no Centro Panamericano da Universidade do Novo M�xico, em Las Cruces, nos EUA
McCain lidera pesquisa de votos nos EUA
Foto: Mary Altaffer/AP

Teresa Bouza Washington, 20 ago (EFE).- Uma nova pesquisa no qual o candidato republicano John McCain aparece na frente de Barack Obama pela primeira vez demonstra que n�o � f�cil transformar o entusiasmo de seus seguidores em vantagem eleitoral.

Obama n�o consegue subjugar definitivamente seu rival republicano John McCain nas pesquisas.

A pesquisa realizada pelo instituto Zogby coloca na lideran�a o senador republicano pelo Arizona, com 46% das inten��es de voto, em compara��o ao 41% de Obama, e � divulgada apenas cinco dias antes do in�cio da Conven��o democrata em Denver (Colorado).

Esta mudan�a na lideran�a na pesquisa de inten��es de voto acontece ap�s um m�s de ataques contra Obama do comit� de campanha de McCain, que apresentou seu rival em v�rios an�ncios de TV como uma simples celebridade, algu�m que poderia n�o estar pronto para assumir o comando do pa�s.

Os republicanos tamb�m criticaram a oposi��o de Obama �s explora��es petrol�feras em �guas profundas e evitaram comentar sua recente viagem pelo Oriente M�dio e pela Europa.

A estrat�gia parece ter dado resultado, diante n�o apenas da pesquisa rec�m divulgada, mas de uma m�dia de sondagens realizadas pela emissora "CNN", que mostra que Obama tem uma vantagem de tr�s pontos, irrelevante do ponto de vista estat�stico e inferior aos oito pontos de julho.

Bill Schneider, analista pol�tico da "CNN", declarou que McCain e sua equipe est�o aplicando as t�ticas da senadora democrata Hillary Clinton, que competiu e perdeu para Obama nas prim�rias.

Da mesma forma que Clinton, os assessores de McCain tamb�m semearam d�vidas sobre a capacidade de lideran�a de Obama, um pol�tico de 47 anos que est� a apenas tr�s como senador em Washington.

Obama, que at� agora tinha insistido em manter o esp�rito positivo de sua campanha, que se baseia em sua mensagem central de mudan�a e esperan�a, adotou um tom mais beligerante esta semana ao retornar de suas f�rias no Hava�, seu estado natal.

"Vou vencer. N�o se preocupem", disse no domingo em um ato de arrecada��o de fundos em San Francisco, no qual reconheceu o nervosismo que existe nas fileiras do partido diante do desgaste da campanha orquestrada pelos republicanos.

"Tudo o que John McCain quer fazer � falar de mim", acrescentou, para insistir que o que seus rivais buscam � infundir medo sobre uma poss�vel Presid�ncia de Obama, pois n�o t�m outros argumentos para vencer em novembro.

Nos �ltimos dias, insistiu tamb�m no v�nculo entre McCain e as pol�ticas fracassadas da atual Casa Branca e descreveu seu rival como um pol�tico que atua em fun��o das pesquisas e que est� desligado do cidad�o comum.

Obama concentra grande parte de sua aten��o na fraqueza econ�mica do pa�s, um tema que discutiu nesta quarta em Virg�nia, onde tentou convencer os eleitores de que � o candidato melhor preparado para enfrentar os problemas internos dos EUA Por�m, a pesquisa divulgada hoje mostra que McCain tem nove pontos percentuais de vantagem sobre Obama (49% contra 40%) entre os eleitores, aos quais foi feita a pergunta: Quem seria o melhor gerente econ�mico? Quase a metade dos eleitores afirmou que esta � sua principal preocupa��o para as elei��es do dia 4 de novembro.

McCain, um veterano do Vietn� e prisioneiro de guerra, diz, por sua parte, que � o candidato com credenciais mais s�lidas nos assuntos de seguran�a nacional e pol�tica externa.

O conflito na Ge�rgia, que lembrou as piores pesadelos da Guerra Fria e a instabilidade no Paquist�o ap�s a ren�ncia do presidente Pervez Musharraf refor�aram o j� consider�vel protagonismo da pol�tica externa na atual corrida pela Casa Branca.

McCain lidera pesquisa e mostra que disputa com Obama ainda est� no in�cio.

O candidato presidencial americano John McCain faz discurso no Centro Panamericano da Universidade do Novo M�xico, em Las Cruces, nos EUA. Pesquisa Zogby divulgada hoje mostra o republicano � frente se seu rival Barack Obama nas inten��es de votos: McCain aparece com 46%, cinco pontos percentuais acima de Obama.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir