Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2008

Baixa umidade do ar atinge menor índice do ano em SP
Pedestres caminham sob forte sol na calçada do fórum João Mendes, no final da tarde desta quarta
Baixa umidade do ar atinge menor índice do ano em SP
Foto: Joel Silva/Folha Imagem

da Folha Online

A cidade de São Paulo teve o dia mais seco do ano nesta quarta-feira. O índice de umidade relativa do ar chegou a 16% na estação do Mirante de Santana (zona norte), do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Antes, o dia mais seco do ano --29 de julho-- havia registrado índice de 19%. Com esse índice, inferior a 20%, a cidade entra em estado de alerta, de acordo com os padrões da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O dia quente e seco acontece devido a uma massa de ar quente que predomina sobre a região Sudeste, o que inibe a formação de chuvas.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, em alguns bairros da cidade chegou a temperatura chegou a 30,4ºC, como é o caso de Jaçanã/Tremembé (zona norte).

Outros pontos da cidade também registraram umidade relativa baixa, como a região do aeroporto de Congonhas (zona sul), com 20%.

O tempo deve continuar seco em São Paulo até sexta-feira (22), com dias ensolarados e temperaturas elevadas.

De acordo com o CGE, no final de semana uma frente fria, que passará pelo litoral, deve chegar às demais regiões do Estado e trazer nuvens com possibilidades de pancadas de chuvas.

Saúde

A OMS alerta que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

Com a baixa umidade, a recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; e para ingerir muito líquido, para evitar desidratação.

Baixa umidade do ar atinge menor índice do ano e SP entra em estado de alerta.

Pedestres caminham sob forte sol na calçada do fórum João Mendes, no final da tarde desta quarta. São Paulo voltou a registrar baixa umidade.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir