Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2008

Aparelhos quebram e residentes param no HC
M�dicos residentes fazem passeata perto do Hospital das Cl�nicas da Universidade Federal de Pernambuco, na zona oeste do Recife (PE)
Aparelhos quebram e residentes param no HC
Foto: Helia Scheppa/JC Imagem/AE

Do JC OnLine
Com informa��es de Cidades/JC e da TV Jornal

O Pronto-Socorro Cardiol�gico de Pernambuco (Procape) e o Hospital Universit�rio Oswaldo Cruz n�o s�o os �nicos universit�rios com dificuldades no Estado. Nesta quarta-feira (20) e nesta quinta-feira (21), cerca de 200 m�dicos residentes de 25 cursos do Hospital das Cl�nicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) param suas atividades para reivindicar a regulariza��o dos estoques de medicamentos e conserto dos equipamentos para diagn�stico por imagem. Os profissionais fazem resid�ncia para se especializar e atendem nas enfermarias, ambulat�rios e bloco cir�rgico.

Os residentes s� v�o manter nesta quarta e quinta a participa��o nas cirurgias para tratamento de c�ncer e na di�lise dos doentes renais. A concentra��o em frente ao HC come�ou �s 8h desta quarta-feira e os manifestantes seguiram em passeata para a reitoria da UFPE. Uma reuni�o com o reitor foi marcada para a pr�xima sexta-feira (22), a fim de discutir a pauta de reivindica��es. Na quinta, o ato ser� na porta da Secretaria Estadual de Sa�de.

"As resid�ncias de gastroenterologia e de radiologia amea�am fechar por falta de estrutura", conta a m�dica Andr�ia Maranh�o. Segundo ela, sem a realiza��o de exames, os profissionais n�o t�m como concluir o diagn�stico dos doentes e, portanto, n�o podem aprofundar os conhecimentos. Os m�dicos residentes denunciam que est�o quebrados os aparelhos de mamografia, endoscopia, tomografia e colonoscopia. O ultra-som tamb�m est� com capacidade reduzida, s� uma m�quina funciona.

"Nossa paralisa��o de advert�ncia � por melhores condi��es de estruturais. � melhor parar por 48 horas do que parar de vez", observou outro residente, Pedro Gouveia. O m�dico explica que o movimento foi decidido em assembl�ia na �ltima sexta-feira e comunicado previamente aos diferentes setores da unidade e ao Conselho Regional de Medicina.

Antes de partirem para o ato, que visa chamar a aten��o da opini�o p�blica, os profissionais em forma��o cobraram provid�ncias da dire��o do hospital e foram informados de que o problema requer solu��o em outras inst�ncias. "A reitoria n�o banca as despesas com a manuten��o do pr�dio e o HC tem que usar verba do SUS para pagar esses custos. Al�m do mais, a Secretaria Estadual de Sa�de n�o paga toda a produ��o da unidade", explica Gouveia.

A diretoria do HC comunicou, por nota, que abriu licita��o para conserto do tom�grafo, custo estimado em R$ 100 mil. Para evitar preju�zo aos pacientes, os exames est�o sendo feitos em cl�nicas conveniadas ao SUS. Afirma que aguarda da Secretaria de Sa�de do Estado reajuste de 30% na tabela do SUS, concedido h� dez meses. Dez tipos de antibi�ticos est�o sendo comprados e devem chegar at� o final deste m�s.

Aparelhos quebram e residentes param no HC.

M�dicos residentes fazem passeata perto do Hospital das Cl�nicas da Universidade Federal de Pernambuco, na zona oeste do Recife (PE). Cerca de 200 m�dicos paralisam as atividades durante 48 horas, a partir de hoje. A categoria reivindica melhores condi��es de trabalho.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir