Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2008

Petróleo extraído da camada pré-sal será maior que esperado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (20) que a quantidade de petróleo a ser extraída da camada pré-sal deverá ser maior do que o país esperava e menor do que desejaria
Petróleo extraído da camada pré-sal será maior que esperado
Foto: Mediacon

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (20) que a quantidade de petróleo a ser extraída da camada pré-sal deverá ser maior do que o país esperava e menor do que desejaria.

"Ainda não sei quanto petróleo existe na camada pré-sal. Necessariamente, não preciso saber, porque a Agência Nacional do Petróleo é que vai anunciar a quantidade, mas penso que certamente tem menos do que aquilo que nós desejaríamos, mas tem muito mais do que já pensamos, em algum momento, ter neste país", afirmou Lula, em discurso no Porto de Pecém, no Ceará, onde será inaugurado um terminal de gaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL).

No discurso, o presidente lembrou que, em 2006, quando a Bolívia decidiu nacionalizar a produção de gás natural, convocou os participantes de uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a trabalhar 24 horas diariamente para que o Brasil alcançasse a soberania energética.

"Disse que o Brasil precisaria trabalhar 24 horas por dia para se tornar independente na questão energética e do gás e que não queríamos deixar de importar o gás da Bolívia, mas que não poderíamos ficar dependentes apenas de um país, que era preciso ampliar a possibilidade de ter poucos fornecedores para ter mais flexibilidade e garantir a soberania brasileira na questão de energia", afirmou o presidente.

Segundo Lula, há pessoas que parecem ganhar dinheiro vendendo "má notícia", pois há sempre quem divlgue que irá faltar energia no Brasil. Para ele, os que propagam tais notícias são os mesmos que administravam o país na época do racionamento de energia, que ficou conhecido com apagão. "Não vai faltar energia neste país", garantiu.

Embora tenha ido ao Porto de Pecém para inaugurar o terminal de regaseificação, Lula disse que fez apenas uma visita ao local, já que ainda falta uma peça para que o maquinário passe a funcionar efetivamente. Ele informou que isso deve ocorrer em cerca de 20 dias. "Eu não vou fingir que vou inaugurar uma coisa para amanhã sair na imprensa que Lula inaugurou uma coisa que não está pronta", esclareceu.

No Porto de Pecém, localizado no município cearense de São Gonçalo do Amarante, o presidente visitou as instalações onde funcionará o primeiro terminal de regaseificação de GNL do país. O GNL de Pecém representará um acréscimo de 11% na oferta de gás ao mercado nacional e será usado prioritariamente para a geração de energia elétrica nas usinas Termoceará e Termofortaleza, ambas no Ceará, e Jesus Soares Pereira, no Rio Grande do Norte. As informações são da Petrobras.

Lula ressaltou que o gás será usado preferencialmente nas termelétricas para evitar que falte energia nas casas. Para ele, em um país onde há álcool e gasolina, o gás precisa ser tratado como "uma coisa nobre".

Durante a cerimônia, a Petrobras e o governo do Ceará firmaram protocolo de entendimento para a construção de uma refinaria na área do Porto de Pecém. A previsão de investimentos é de US$ 11,1 bilhões.

Petróleo extraído da camada pré-sal será maior que esperado.

Fonte: Mediacon
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir