Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Blindados russos retornam a cidades georgianas
Soldado russo descansa sobre tanque que vai de Tbilisi para Gori, na Ge�rgia
Blindados russos retornam a cidades georgianas
Foto: Adrees Latif/Reuters

da Efe, em Tblisi

Blindados russos retornaram nesta quinta-feira � cidade de Gori e ao porto de Poti, no centro e oeste da Ge�rgia, respectivamente, mesmo sob a crescente press�o dos pa�ses ocidentais para a retirada das tropas de Moscou ap�s o conflito por regi�es separatistas.

O chefe da pol�cia da regi�o de Gori, David Tabuzaze, disse que na madrugada desta quinta v�rios encoura�ados russos entraram novamente na cidade, 25 km ao sul da fronteira com a regi�o separatista da Oss�tia do Sul.

A �rea foi alvo de uma opera��o do governo da Ge�rgia, no �ltimo dia 7, para tentar recuperar o territ�rio por meio de uma a��o militar. A R�ssia respondeu rapidamente com grande for�a e invadiu o pequeno pa�s vizinho.

Ap�s assinar o acordo de cessar-fogo proposto pela Fran�a e ratificado durante encontro do Conselho de Seguran�a da ONU (Organiza��o das Na��es Unidas), nesta semana, a R�ssia se comprometeu a retirar todo seu aparato militar do pa�s vizinho at� sexta-feira.

Citado por uma r�dio local, o chefe de pol�cia de Gori afirmou que n�o h� permiss�o para entrar na cidade. "N�o sabemos quantos (blindados), porque n�o nos permitem entrar em Gori", disse.

At� a noite de quarta-feira mais de 50 blindados russos deixaram Gori em dire��o � separatista Oss�tia do Sul.

O secret�rio do Conselho de Seguran�a Nacional da Ge�rgia, Aleksandr Lomaya, disse � emissora p�blica de TV que presenciou a retirada de v�rios blindados russos.

Gori, que � uma cidade estrat�gica 70 km ao noroeste de Tbilisi, est� sob o controle das tropas russas h� mais de uma semana.

As autoridades georgianas, assim como os Estados Unidos e a Otan, exigem a retirada imediata das for�as russas do territ�rio georgiano.

Blindados russos retornam a cidades georgianas.

Soldado russo descansa sobre tanque que vai de Tbilisi para Gori, na Ge�rgia; os blindados russos retornaram nesta quinta-feira � cidade de Gori e ao porto de Poti mesmo sob a crescente press�o dos pa�ses ocidentais para a retirada das tropas de Moscou ap�s o conflito por regi�es separatistas


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir