Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Avião acidentado em Madri teve problema de superaquecimento
Empresa não sabe se problema antes da partida teve relação com acidente. Há 153 pessoas mortas e 19 feridas no desastre ocorrido em Barajas.
Avião acidentado em Madri teve problema de superaquecimento
Foto: www.g1.com.br

O avião da Spanair que se acidentou na quarta-feira (20) no aeroporto de Barajas, em Madri, deixando 153 mortos e 19 feridos, teve um problema de superaquecimento antes de iniciar a manobra para decolar pela primeira vez, informou nesta quinta a companhia aérea.

O subdiretor-geral de Operações da Spanair, Javier Mendoza, confirmou em entrevista que o comandante do vôo JK 5022 voltou com a aeronave ao portão de embarque antes de começar a decolagem depois de ter detectado e informado sobre um problema de "aquecimento excessivo em uma válvula de entrada de ar".

O dispositivo estava localizado em frente ao aparelho, sob o cockpit. O problema foi solucionado com o desligamento da válvula, o que, segundo Mendoza, é o procedimento padrão nesses casos, e o avião foi autorizado a voltar à pista de decolagem.

Segundo a companhia, ainda não está claro se esse problema tem relação com o acidente.

Acompanhado pelo presidente da SAS e proprietário da Spanair, Mats Jansson, Mendoza disse que o pessoal de manutenção da companhia tratou o problema de acordo com os procedimentos dos manuais do avião, o "isolou dentro das condições para voar e foi liberado para vôo".

A companhia aérea, acrescentou, repassou o problema com inspetores de Aviação Civil e não encontrou "anormalidade" no processo.

O comitê de empresa da Spanair em Palma de Mallorca (Ilhas Baleares), onde fica a sede a companhia aérea, negou que a tripulação que pilotava o avião que se acidentou estivesse com excesso de horas de trabalho.

"Excesso de horas não havia de nenhuma maneira, e sim o excesso de trabalho que há no verão (hemisfério norte), mas totalmente dentro do normal", disse o presidente do comitê de empresa, Jordi Mauri, em declarações à imprensa.

Caixas-pretas

Mendoza disse que as duas caixas-pretas do avião foram recuperadas e estão aproveitáveis, apesar de uma delas estar danificada. "Agora temos que descarregar os dados. Devemos esperar o resultado das análises."

O presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, prometeu que a investigação do acidente será exaustiva e que serão analisados todos os extremos para obter "conclusões esclarecedoras de causas e circunstâncias da tragédia".

Após visitar os feridos que estão internados em um centro médico de Madri, Zapatero disse à imprensa que seu governo "velará com todos os meios e garantirá todas as atuações" para determinar as causas e as circunstâncias da tragédia.

Os bombeiros localizaram os cadáveres dos dois passageiros que ainda não tinham sido encontrados, e que correspondem a um bebê e a um adulto, informou o chefe do serviço de extinção de incêndios do aeroporto de Barajas, Benjamín Olivares.

Com a localização destes cadáveres, disse, "a princípio, estão resgatadas todas as vítimas" e poderiam se dar por finalizados os trabalhos de busca.

Até o momento, o saldo de vítimas do acidente é de 153 mortos e 19 feridos, e, entre estes últimos, vários se encontram em estado crítico.

O número de feridos internados é de 19. Na noite desta quinta-feira, dois deles estavam em estado "muito grave". Na manhã desta quinta-feira (21), o jornal "El País" divulgou que a situação de dois internados piorou e agora há no mínimo quatro pessoas correndo risco de morte. O avião levava 172 pessoas, segundo o site da empresa aérea Spanair.

De acordo com a agência Associated Press, a ministra do Fomento, Magdalana Alvarez, disse que o processo de reconhecimento pode demorar muitos dias já que alguns corpos foram inteiramente queimados e serão reconhecidos por exames de DNA.

O aeroporto de Barajas opera com normalidade, segundo o jornal espanhol "El País", que ouviu a Aeroportos e Navegação Aérea (Aena) e Magdalena Álavarez.

A ministra disse ainda que todo o complexo está em operação, inclusive a pista usada pela aeronave.

Luto e causas

Uma vigília silenciosa está programada para a noite desta quinta-feira (21) em Madri. Segundo a Associated Press, o rei e a rainha espanhóis planejam visitar o local onde os parentes aguardam informações sobre os corpos.

Segundo o "El Pais", um dos motores falhou e pode ter causado o fogo durante a decolagem. A empresa confirmou que um MD-82 foi obrigado a fazer um pouso de emergência na noite de sábado por causa de problemas técnicos.

Existe a possibilidade de que o avião tenha saido da pista e se partido em dois já em uma região fora do aeroporto e isolada na cidade. Era a segunda tentativa do vôo de decolar. A primeira tinha sido abortada por motivos técnicos.

De acordo com o porta-voz da companhia aérea, o avião modelo MD-82 (leia mais aqui) passou por uma revisão geral em janeiro deste ano e encontrava-se em plenas condições mesmo com seus quase 14 anos de vôo.

O vôo era compartilhado com a companhia Lufthansa.

As empresas disponibilizaram um número telefônico gratuito para familiares que buscam informações sobre o acidente.

"Não ouvimos nada"

A acústica do Terminal 4 do aeroporto de Barajas, o maior e mais moderno da Espanha, impediu que os trabalhadores do local e os passageiros de outros vôos que se preparavam para embarcar ouvissem a explosão na hora que ocorreu.

"Só soubemos do que aconteceu quando a televisão noticiou, quando parentes nos ligaram para perguntar se estava tudo bem conosco. Vimos a fumaça, mas achamos que era algo pequeno, como os que de vez em quando há por aqui. Só depois percebemos que era sério desta vez", diz o vendedor português Roger da Silva, que há 11 anos trabalha em uma loja do free shop do T4. "A vida aqui dentro continua normal. Só diminuiu o número de clientes. Ninguém quer viajar em dia de acidente aéreo", completa.

Avião acidentado em Madri teve problema de superaquecimento, diz empresa
Empresa não sabe se problema antes da partida teve relação com acidente.
Há 153 pessoas mortas e 19 feridas no desastre ocorrido em Barajas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir