Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Eleição para sucessão de Zélia Gattai na ABL ocorre hoje
Ziraldo, Isabel Lustosa, Luiz Paulo Horta, Fábio Lucas e Antonio Torres são favoritos. Um total de 19 candidatos tentam conquistar a cadeira 23.
Eleição para sucessão de Zélia Gattai na ABL ocorre hoje
Foto: André AZ/Agência A Tarde/AE

A Academia Brasileira de Letras elege nesta quinta-feira (21), às 16h, o seu mais novo integrante, sucessor da escritora Zélia Gattai (que faleceu em maio deste ano) na cadeira 23 - inaugurada nada mais nada menos por Machado de Assis, bastante homenageado neste ano em razão de seu centenário de morte.

Essa está sendo considerada a eleição mais disputada dos últimos tempos: são 19 candidatos pela vaga entre os 39 "imortais" da ABL, e nenhum favorito claro, ao contrário de disputas anteriores. Há de nomes desconhecidos a autores mais lembrados pelo grande público como Ziraldo.

O jornalista Luiz Paulo Horta, o romancista Antônio Torres, a historiadora Isabel Lustosa, e o crítico Fábio Lucas, além de Ziraldo, são os nomes mais cotados na eleição.

O cartunista e escritor, fundador do "Pasquim" e autor de "O menino maluquinho", enfrenta resistência a sua campanha após o episódio da indenização de mais de R$ 1 milhão (mais uma pensão mensal de R$ 4 mil) que recebeu pelos alegados prejuízos que sofreu com a perseguição política durante o regime militar. A polêmica esquentou e cresceu de proporção quando Ziraldo disse que "estava se lixando" para os críticos da concessão do benefício e que estes "tomavam cafezinho com Golbery [do Couto e Silva, integrante do regime militar no Brasil]".

A última eleição que ocorreu na ABL foi em 2006, com a escolha do ex-chanceler Celso Lafer para a cadeira 14 da Academia (que havia pertencido ao jurista Miguel Reale).

É preciso ter mais da metade dos votos dos imortais da ABL para ganhar a disputa. São feitos até quatro votações, e todos os candidatos que não conseguirem um mínimo de 10 votos nos seguidos escrutínios vão sendo eliminados da eleição até se conhecer o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras.

Eleição para sucessão de Zélia Gattai na ABL ocorre nesta quinta
Ziraldo, Isabel Lustosa, Luiz Paulo Horta, Fábio Lucas e Antonio Torres são favoritos.
Um total de 19 candidatos tentam conquistar a cadeira 23.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir