Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-08-2008

Telescópio Hubble desvenda mistério dos fios extragalácticos
Imagens enviadas pelo telescópio Hubble mostram como estruturas gigantes no espaço profundo persistem sem se desintegrar
Telescópio Hubble desvenda mistério dos fios extragalácticos
Foto: Nasa

da Folha Online

Imagens enviadas pelo telescópio Hubble resolvem o enigma de como estruturas gigantes no espaço profundo persistem sem se desintegrar.

Reportagem desta quinta-feira do jornal britânico "The Independent" ] aponta que os filamentos de gás saindo do centro de uma galáxia do aglomerado de Perseu conhecida por NGC 1275, situada a 235 milhões de anos-luz da Terra, já deveriam ter se dissipado há 100 milhões de anos, pela ação das intensas forças gravitacionais no espaço entre as galáxias do aglomerado.
Equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que os campos magnéticos do aglomerado de Perseu criam um "esqueleto" para os filamentos, que ajuda a resistir ao colapso. Sem a força magnética para contrabalançar a gravidade, o gás dos filamentos já teria se transformado em novas estrelas.

Os filamentos nascem quando o buraco negro gigante no centro da galáxia sopra longos feixes para o espaço extragaláctico.

O Hubble, que foi colocado em órbita no dia 25 de abril de 1990, realizou sua órbita número 100 mil quando foram intensificados os preparativos para uma missão que fará consertos e melhorará sua capacidade em outubro.

O telescópio espacial deve seu nome ao astrônomo americano Edwin P. Hubble, autor da teoria da expansão do universo, que morreu em 1953.

Telescópio Hubble desvenda mistério dos fios extragalácticos.

Imagens enviadas pelo telescópio Hubble mostram como estruturas gigantes no espaço profundo persistem sem se desintegrar. Equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que os campos magnéticos do aglomerado de Perseu criam um "esqueleto" para os filamentos, que ajuda a resistir ao colapso.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir