Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Tufão provoca evacuação na China e "prende" atletas
Queda de andaime durante a passagem do tufão Nuri em Hong Kong deixou veículos danificados
Tufão provoca evacuação na China e
Foto: EFE

da Folha Online
da Efe

Mais de 87 mil pessoas foram evacuadas no sul da China diante da iminente chegada, prevista para esta sexta-feira, do tufão "Nouri", que deixou sete mortos em sua passagem pelas Filipinas, informou o observatório meteorológico de Hong Kong. A chegada do "Nouri" também impediu a saída de Hong Kong, sede do hipismo nos Jogos Olímpicos de Pequim, de cavaleiros, cavalos e jornalistas que estão no local.

Cento e sessenta mil marinheiros a bordo de 45 mil embarcações retornaram aos portos da província sudeste para se refugiar dos fortes ventos e temporais do 12º tufão que chega às costas chinesas neste ano.

O olho do "Nouri" está a menos de 180 quilômetros do litoral, no mar da China Meridional, e avança a uma velocidade de entre 15 e 20 km/h, o que fez as autoridades chinesas colocarem todo o sul do país em alerta máximo.

Serão afetadas pelo tufão a ex-colônia britânica de Hong Kong, a ex-colônia portuguesa de Macau, e as cidades de Shenzhen, Dongguan, Zhongshan, e Zhuhai, situadas no delta do rio Pérola, onde se concentram as manufaturas chinesas.

O chegada do "Nouri" também impediu a saída de quem estava em Hong Kong para as provas de hipismo dos Jogos Olímpicos. Todos os vôos previstos para esta sexta-feira foram suspensos.

A previsão de passagem do "Nouri" não apenas impede o retorno de cavaleiros, cavalos e jornalistas a seus países de residência como também não permite que todos saiam de hotéis e estábulos por razões de segurança.

Com o alerta, os meios marítimos de transporte deixaram de funcionar. Fator relevante em uma região composta por várias ilhas. As linhas de metrô e de trem locais tiveram sua atividade reduzida.

Enquanto isso, vários comerciantes fecharam suas portas ou colocaram fitas adesivas nas vitrines de seus estabelecimentos para evitar que o impacto de algum objeto provoque acidentes.

Tufão provoca evacuação na China e "prende" atletas em Hong Kong.

Queda de andaime durante a passagem do tufão Nuri em Hong Kong deixou veículos danificados. Os mercados financeiros, escolas e o transporte público foram suspensos após a tormenta ter causado fortes ventos e chuva na região.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir