Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Dalai lama recebe Carla Bruni ao inaugurar templo budista
A primeira-dama francesa Carla Bruni-Sarkozy � recebida pelo Dalai Lama, l�der do budismo tibetano, no mosteiro de Lerab Ling, na cidade francesa de Roqueredonde
Dalai lama recebe Carla Bruni ao inaugurar templo budista
Foto: Reuters

Paris, 22 ago (EFE).- O dalai lama recebeu hoje a primeira-dama francesa, Carla Bruni, na inaugura��o de um templo budista no sul da Fran�a, na v�spera do fim da visita do l�der espiritual do Tibete a este pa�s.

Ap�s chegar ao templo de Lerab Ling, em Roqueredonde, Bruni participou de uma prociss�o junto com o dalai lama, que colocou em torno do pesco�o da primeira-dama o tradicional len�o branco tibetano de boas-vindas, segundo as imagens divulgadas pela televis�o.

O Pal�cio do Eliseu afirmou que, ao final da cerim�nia, a esposa do presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, se reunir� "em particular" com o dalai lama, acompanhada pelo ministro de Exteriores franc�s, Bernard Kouchner, e pela titular de Direitos Humanos, Rama Yade.

Esse � o �nico encontro do dalai lama com membros do Governo franc�s na sua visita � Fran�a, que come�ou em 12 de agosto, na mesma �poca da realiza��o dos Jogos Ol�mpicos de Pequim.

As autoridades chinesas, que em julho tinham advertido sobre "graves conseq��ncias" para as rela��es bilaterais se o chefe de Estado franc�s se reunisse com o l�der espiritual do Tibete, insistiram esta semana em que a Fran�a trate "com prud�ncia" a quest�o tibetana.

�s v�speras de que Sarkozy fosse � cerim�nia de abertura dos Jogos Ol�mpicos, o Pal�cio do Eliseu informou que n�o receberia o dalai lama, mas que Carla Bruni assistiria � inaugura��o do templo em Roqueredonde presidida pelo l�der tibetano.

A decis�o de Sarkozy gerou fortes cr�ticas da oposi��o socialista, e alguns dos dirigentes dessa corrente se reuniram com o dalai lama durante a visita deste � Fran�a.

Segundo a Presid�ncia francesa, o dalai lama n�o tinha pedido uma reuni�o com Sarkozy, ao considerar que n�o era um momento oportuno, devido aos Jogos Ol�mpicos.

No entanto, o dalai lama deve ser recebido por Sarkozy, junto com outros ganhadores do Pr�mio Nobel da Paz, em dezembro.

Dalai lama recebe Carla Bruni ao inaugurar templo budista na Fran�a.

A primeira-dama francesa Carla Bruni-Sarkozy � recebida pelo Dalai Lama, l�der do budismo tibetano, no mosteiro de Lerab Ling, na cidade francesa de Roqueredonde.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir