Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro
Com vit�ria no salto em dist�ncia, brasileira se torna a primeira mulher do pa�s a subir ao lugar mais alto do p�dio em esportes individuais
Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro
Foto: Ag�ncia/EFE

Enquanto as advers�rias estavam maquiadas, com cortes de cabelo ousados e piercings no umbigo, Maurren Maggi chegou para a final do salto em dist�ncia nesta sexta-feira de cara limpa, com um simples coque. Ap�s cinco saltos e marca de 7,04m no Ninho do P�ssaro, veio o enfeite que ela queria: a medalha de ouro.

Com a conquista desta sexta, Maurren entra para a hist�ria ao se tornar a primeira brasileira a garantir uma medalha de ouro em esportes individuais. Cinco anos ap�s viver o drama da suspens�o por doping e chegar a abandonar a carreira, a saltadora finalmente sobe ao lugar mais alto do p�dio, o que n�o acontecia com brasileiros do atletismo desde 1984, com Joaquim Cruz nos 800m rasos.

- � pela Sofia que eu estou aqui. Tenho certeza que Deus fez um caminho diferente, mas para dar tudo certo. E a minha preciosidade est� em casa para me acompanhar nisso - disse Maurren em entrevista � Tv Globo.

A vit�ria de Maurren veio por um cent�metro, diferen�a m�nima no salto em dist�ncia. A prata ficou com a atleta russa Tatyana Lebedeva, campe� ol�mpica de Atenas, que atingiu a marca de 7,03m. A nigeriana Blessing Okagbare garantiu a medalha de bronze com 6,91m. J� a portuguesa Naide Gomes, dona da melhor marca do ano (7,12m), e a ucraniana Lyudmila Blonska ficaram fora da final. Naide n�o foi bem nas eliminat�rias, e Lydmila foi pega no antidoping.

Brasileira entra em a��o concentrada

Maurren Maggi chegou concentrada. Na apresenta��o, se limitou a dar um sorriso para as c�meras e um tchauzinho para o p�blico presente no Ninho do P�ssaro. Antes do primeiro salto, fez o sinal da cruz, pediu as palmas do p�blico, deu um berro e voou: 7,04m, seu melhor salto na temporada. Por�m, ainda 22 cent�metros do seu recorde sul-americano: 7,26m, conquistado no Campeonato Sul-Americano de 1999, em Bogot�. O ritual iria se repetir em todos os saltos. Mas, nas pr�ximas tr�s tentativas, a vontade da brasileira de garantir logo o ouro era tanta que acabou queimando e anulando aos boas marcas alcan�adas.

A preocupa��o em n�o queimar mais fez com que Maurren saltasse bem longe da linha vermelha. Mesmo assim, atingiu 6,76m. Antes do �ltimo salto, a brasileira ainda precisava torcer contra a russa Tatyana Lebedeva, a �nica que ainda podia amea�ar o seu objetivo.

A russa at� chegou a assustar atingindo 7,03m em sua �ltima tentativa. Mas, por um cent�metro, n�o conseguiu acabar com o sonho de Maurren, que dispensou o �ltimo salto e j� foi comemorar a conquista.

Enquanto Lebedeva tirava areia da perna e n�o escondia a decep��o no banco, Maurren foi at� a arquibancada e abra�ou o t�cnico, N�lio Moura, que tamb�m foi ouro com Irving Saladino, do Panam�, no salto em dist�ncia masculino. Pegou uma bandeira do Brasil e, para homenagear o pa�s-sede dos Jogos, levou tamb�m uma bandeirinha da China. Correu pelo Ninho do P�ssaro, vibrou e chorou, at� voltar ao ponto de onde tinha sa�do para abra�ar o treinador de novo.

Keila Costa, que tentava beliscar um lugar no p�dio, acabou parando na metade da prova, quando h� o corte das quatro piores marcas. Como queimou as duas primeiras tentativas, a brasileira s� teve um salto computado: 6,43m. Ela terminou a competi��o em 11� lugar das 12 classificadas para a final.

Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro do Brasil em Pequim
Com vit�ria no salto em dist�ncia, brasileira se torna a primeira mulher do pa�s a subir ao lugar mais alto do p�dio em esportes individuais

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir