Categoria Policia  Noticia Atualizada em 22-08-2008

Brasil extradita Juan Carlos Abadía aos Estados Unidos
Foto de arquivo mostra Juan Carlos Abadía, traficante colombiano que foi extraditado hoje pelo Brasil para os Estados Unidos
Brasil extradita Juan Carlos Abadía aos Estados Unidos
Foto: EFE

O traficante colombiano Juan Carlos Ramírez Abadía, conhecido como "Chupeta", foi extraditado hoje pelo Brasil para os Estados Unidos, em uma operação realizada quase em sigilo, por motivos de segurança, informaram fontes oficiais.

Abadía foi levado de avião da prisão de Campo Grande durante a madrugada de hoje para Manaus, onde foi entregue a oficiais da Justiça americana, disseram à agência de noícias EFE fontes do Ministério da Justiça. O avião onde o colombiano foi levado para os Estados Unidos partiu de Manaus às 9h30 rumo a Nova York, completaram.

Abadía, de 44 anos e considerado chefe do cartel do Norte de Valle del Cauca, responderá na Justiça dos Estados Unidos por pelo menos quinze assassinatos e tráfico de drogas, crimes pelos quais poderia ser condenado à morte.

No entanto, a extradição foi aprovada pelo Brasil sob a condição de que Abadía não seja punido com mais de 30 anos de prisão, que é a pena máxima contemplada pelas leis brasileiras.

Há quinze dias, o Ministério da Justiça tinha pedido que a extradição, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal em março, fosse tratada com caráter de urgência, depois da descoberta de que o traficante planejava fugir da prisão.

Abadía tinha sido detido no Brasil há pouco mais de um ano e, segundo relatórios do serviço de inteligência do sistema penitenciário, contava para seus planos de fuga com cúmplices fora da prisão, entre eles a ex-mulher Ivana Pereira de Sá e o advogado Vladimir Búlgaro, que foram detidos.

As autoridades afirmaram que o plano previa até o seqüestro de algumas personalidades, entre elas um filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de usá-las em uma troca para fugir da prisão.

Brasil extradita Juan Carlos Abadía aos Estados Unidos.

Foto de arquivo mostra Juan Carlos Abadía, traficante colombiano que foi extraditado hoje pelo Brasil para os Estados Unidos. Abadía é considerado chefe do cartel do Norte de Valle del Cauca e responderá por pelo menos quinze assassinatos e tráfico de drogas, crimes pelos quais poderia ser condenado à morte.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir