Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-08-2008

Brasileiros devem pular de alegria por Obama, diz delegada
Claudia Cody representa o estado de Minnesota na conven��o do partido. Ela diz que vai votar em Hillary Clinton, mas que o partido estar� unido por Obama.
Brasileiros devem pular de alegria por Obama, diz delegada
Foto: AFP

A oficializa��o da candidatura de Barack Obama � Presid�ncia dos Estados Unidos deveria fazer os brasileiros "pularem de alegria", segundo a carioca Claudia Cody, que se diz "a �nica brasileira entre os 4.000 delegados democratas" na conven��o do partido, em Denver.

"Finalmente o Brasil vai poder se juntar aos Estados Unidos para ter a oportunidade de trabalhar em programas muito s�rios para diminuir a pobreza mundial", disse, em entrevista ao G1, por telefone. "Os brasileiros deveriam estar pulando de alegria com a candidatura de Obama e a sua chance de ser o pr�ximo presidente dos Estados Unidos."

Delegada nacional democrata pelo estado de Minnesota, Cody est� em Denver desde domingo (24) para participar da nomea��o do candidato. Na hora de dar seu voto, entretanto, vai ter que apoiar a j� derrotada campanha da senadora Hillary Clinton. Pelo sistema norte-americano, ela foi eleita delegada para votar em Hillary, e n�o pode mudar e escolher outro candidato. "A n�o ser que ela nos libere e pe�a que votemos em Obama, temos que votar nela mesmo que j� se saiba quem � o candidato", disse.

Isso n�o quer dizer, segundo ela, que o partido v� estar dividido para a campanha eleitoral. "Nossa preocupa��o neste momento � manter o partido unido para eleger um presidente democrata. Certamente vou fazer campanha para Obama assim que ele for declarado oficialmente o candidato", disse

Sem ressentimento
Professora universit�ria e executiva da constru��o civil, Cody mora nos Estados Unidos h� quase 20 anos, � casada com um norte-americano e tem cidadania do pa�s desde 1995. Para se tornar delegada, passou pelo processo eleitoral das pr�vias do estado de Minnesota e foi escolhida delegada "at large", "eleita na conven��o estadual" e "pledged", ligada � candidatura de Hillary Clinton, explica.

Na entrevista concedida no dia da abertura da conven��o do partido, ela repetiu diversas vezes que n�o h� ressentimento na vit�ria de Obama nas prim�rias, e que o partido estar� unido para a elei��o de novembro.

"Vamos fazer tudo baseado na uni�o do partido. Unidos, venceremos. N�o adianta tentarem alimentar a disc�rdia, o partido n�o est� dividido. Estamos debatendo e conversando sobre como vamos vencer esta elei��o em novembro, mas estaremos unidos", disse.
O motivo de n�o haver briga, segundo ela, � a "qualidade" dos candidatos. "Ainda estamos abismados com a sorte do Partido Democrata nesta elei��o. � uma "win win situation"", disse, misturando ingl�s ao portugu�s para dizer que a vit�ria de qualquer um dos dois candidatos seria uma vit�ria para o partido. "S�o dois candidatos maravilhosos. O senador Obama � um candidato que se preocupa com as classes m�dia e pobre, que se preocupa com a sa�de e com o acesso � educa��o para toda a popula��o, de forma igual a Hillary. Era uma situa��o excelente, e agora vamos nos unir, com Hillary Clinton apoiando Obama, que queremos que seja o pr�ximo presidente dos Estados Unidos."

Latinos
At� mesmo por sua origem, Cody se envolveu com a causa dos latinos do estado que representa. "� um trabalho pol�tico de comunidade, focado nos latinos, sejam brasileiros, cubanos, mexicanos, colombianos, todos. Queremos desenvolver a cidadania desta popula��o, melhorar a situa��o econ�mica e ajudar a mudar o mundo atrav�s da pol�tica."

Para ela, Obama defende esta bandeira de forma t�o veemente quanto sua candidata. "A proposta democrata para os latinos � mais sens�vel ao apelo dos imigrantes. A reforma que eles prop�em para a imigra��o � melhor", disse.

Depois de ser eleita delegada pelo partido, Cody diz n�o ter aspira��es pol�ticas maiores. Segundo ela, o foco est� todo na elei��o de novembro e n�o � hora de pensar em outros objetivos pol�ticos. "Estou concentrando toda minha aten��o est� no aqui e agora. Teeremos muito trabalho pela frente para eleger Obama presidente, e este � o foco".

Brasileiros devem pular de alegria por Obama, diz delegada democrata carioca
Claudia Cody representa o estado de Minnesota na conven��o do partido.
Ela diz que vai votar em Hillary Clinton, mas que o partido estar� unido por Obama.

Fonte: Daniel Buarque

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir