Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2008

Manifestantes atacam sede do Governo tailandês
Manifestantes enfrentam a polícia na entrada principal da emissora estatal da Tailândia, em Bancoc
Manifestantes atacam sede do Governo tailandês
Foto: Parroj/AFP

Bangcoc, 26 ago (EFE).- Centenas de manifestantes entraram hoje na sede do Governo da Tailândia, como parte das ações de protesto que a aliança antigovernamental promove em Bangcoc, para forçar a renúncia do primeiro-ministro, Samak Sundaravej.

Anteriormente, cerca de uma centena de seguidores da Aliança do Povo para a Democracia abriram passagem à força até os estúdios do canal estatal de televisão para interromper a programação.

Sundaravej realizou hoje uma reunião urgente no quartel general do Exército com altos comandantes militares para examinar a situação.

Os manifestantes não encontraram resistência por parte da Polícia para entrar no recinto que abriga os escritórios do primeiro-ministro, onde por enquanto, não entraram, segundo versões de diversas testemunhas.

O ministro da Justiça, Sompong Amornwiwat, disse à imprensa, que o chefe do Executivo fará um "anúncio importante".

Os protestos são lideradas pelo antigo prefeito de Bangcoc, Chamlong Srimuang e Sonthi Limthonkul, proprietário de vários jornais.

A Aliança do Povo para a Democracia, organizadora dos protestos de rua que em 2006 desembocaram no golpe de Estado que retirou do poder o primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, convocaram para terça-feira manifestações em diversos pontos da capital tailandesa.

Ao sul de Bangcoc, cerca de mil manifestantes bloquearam a estrada que liga a capital com a região meridional da Tailândia, e principal artéria para o transporte de mercadorias Um número parecido bloqueou os acessos ao Ministério das Finanças.

O objetivo da aliança é forçar a queda do Governo liderado por Samak Sundaravej, veterano político da extrema-direita e considerado um aliado do deposto Shinawatra.

O primeiro-ministro anunciou na semana passada que seu Governo não pedirá a extradição nem revogará o passaporte diplomático do ex-líder Shinawatra, declarado fugitivo e exilado no Reino Unido desde meados de agosto.

Shinawatra, dono do clube inglês de futebol Manchester City e sobre quem pesam quatro acusações de corrupção, decidiu exilar-se no Reino Unido com sua mulher, Pojaman, para fugir da Justiça tailandesa.

Manifestantes atacam sede do Governo tailandês.

Manifestantes enfrentam a polícia na entrada principal da emissora estatal da Tailândia, em Bancoc. Eles protestam contra a coalizão que governa o país há sete meses.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir