Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-08-2008

EUA orquestraram guerra da Geórgia para ajudar candidato
Em entrevista à CNN, Putin não citou nome do suposto beneficiado. Casa Branca disse que as declarações são "irracionais".
EUA orquestraram guerra da Geórgia para ajudar candidato
Foto: Alexei Druzhinin/AP

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de orquestrar o conflito na Geórgia em benefício de um dos candidatos à Presidência americana. A declaração foi feita em uma entrevista concedida a rede CNN e veiculada nesta quinta-feira (28).

Putin afirmou que os americanos encorajaram a Geórgia a atacar a região autônoma da Ossétia do Sul e que a Rússia não tinha escolhas se não invadir a Geórgia após alguns de seus soldados da tropa de paz foram mortos e que isso foi feito para evitar uma calamidade humana.

O ex-presidente russo disse ainda que está desapontado com o fato de os Estados Unidos não terem feito mais para impedir o ataque à Geórgia. Ele anunciou medidas econômicas que disse não estarem relacionadas com o conflito. Segundo a rede CNN, 19 empresas de carne de frango seriam proibidas de exportarem para a Rússia pois falharam em testes de saúde e segurança e 29 outras companhias seriam advertidas a melhorar seus patamares se não quisessem ter a mesma punição.

A Casa Branca reagiu às declarações de Putin dizendo que elas são "irracionais".

As acusações ocidentais caíram sobre a Rússia após o país ter aprovado a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia. Nesta quinta-feira (28), os líderes da União Européia consideraram impor sanções contra a Rússia.

Na segunda-feira, o bloco faz uma reunião de cúpula na qual será discutida a situação na Geórgia, informou o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, nesta quinta-feira (28).

Questionado em entrevista em Paris sobre as medidas que podem ser tomadas contra a Rússia devido à sua recusa em se retirar da Geórgia, Kouchner disse: "Sanções estão sendo consideradas, além de muitas outras medidas".

EUA orquestraram guerra da Geórgia para ajudar candidato à Casa Branca, diz Putin
Em entrevista à CNN, Putin não citou nome do suposto beneficiado.
Casa Branca disse que as declarações são "irracionais".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir