Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-08-2008

Aplicativo para Orkut permite comprar e vender amigos.
Objetivo de jogo � ganhar dinheiro negociando perfis. N�o quero estimular tr�fico de seres humanos, brinca criador.
Aplicativo para Orkut permite comprar e vender amigos.

Um jogo criado para usu�rios da p�gina de relacionamentos Orkut, do Google, permite que os usu�rios negociem seus pr�prios amigos. O aplicativo, batizado de Buy your friends (compre seus amigos, em portugu�s) foi criado pelo programador indiano Divyansh Sharma.

N�o � um est�mulo ao tr�fico de seres humanos, brinca Sharma em seu blog. O objetivo do jogo � se transformar em um magnata das amizades. O usu�rio ganha pontos ao vender amigos mais valiosos, e pode investir comprando pessoas em baixa para vend�-las em alta. Tamb�m � interessante guardar alguns amigos, como se fossem bichos de estima��o, explica o criador. Internautas brasileiros cadastrados no Orkut podem usar aplicativos criados para o site desde o dia 10 de julho. Em sua estr�ia no Brasil, haver� apenas 20 ferramentas em portugu�s. Mas os internautas do Orkut tamb�m poder�o acessar os chamados widgets dispon�veis em outras l�nguas, que somam cerca de 300.

Os widgets foram popularizados pelo Facebook e criam in�meras fun��es a sites de relacionamento: permitem mostrar quais seus filmes favoritos, quais livros j� leu, as l�nguas que fala, os pa�ses para onde j� viajou e os games que joga, por exemplo. Aplicativos

Criadas por desenvolvedores, os aplicativos precisam ser oferecidos ao Google e, antes de serem disponibilizadas no Orkut, elas passam por testes que verificam sua seguran�a, velocidade de carregamento e facilidade de uso. Essas ferramentas devem seguir um padr�o chamado de OpenSocial, promovido pelo Google para facilitar a cria��o de widgets � MySpace, LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning tamb�m usam essa plataforma.

Qualquer desenvolvedor pode oferecer suas cria��es para serem usadas no Orkut. Caso passem pelos testes do Google e sejam aprovadas � processo que deve levar at� uma semana, segundo a empresa --, os criadores podem inclusive lucrar com suas inven��es. Para isso, � necess�rio que pensem em alguma forma de ganhar dinheiro, como exibir an�ncios junto �s aplica��es, como fazem os blogs que usam o sistema de an�ncios Adsense, por exemplo.

Nenhum an�ncio deve ser disponibilizado no perfil do internauta: eles s� podem aparecer quando o usu�rio entra na p�gina espec�fica daquele aplicativo. No caso de um widget n�o ser aprovado -- por usar an�ncios de forma inadequada ou criar brechas de seguran�a no site, entre outros casos --, o Google diz orientar os desenvolvedores sobre as modifica��es necess�rias para a aprova��o.

Aplicativo para Orkut permite comprar e vender amigos.
Objetivo de jogo � ganhar dinheiro negociando perfis.
N�o quero estimular tr�fico de seres humanos, brinca criador.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir