Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-08-2008

Vazamento de óleo mata dois mil pingüins em SC
Foto do dia 26 mostra pingüim sujo de óleo que apareceu em praia de Florianópolis
Vazamento de óleo mata dois mil pingüins em SC
Foto: Julio Cavalheiro/Diário Catarinense/Ag. RBS

São Paulo - Pelo menos dois mil pingüins foram encontrados mortos desde domingo nas praias de Santa Catarina com o corpo coberto de óleo. Segundo o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Florianópolis, onde os animais vivos estão sendo levados para tratamento, ainda não se sabe de qual embarcação está vindo o óleo. A mancha de óleo, segundo o Cetas, que deve estar em alto mar, está se deslocando para o sul do Estado. A Marinha realiza sobrevôos em várias regiões para localizá-la.

O centro, que recebe diariamente nesta época do ano entre dois a três animais, está recebendo agora de 30 a 40 com o corpo cheio de óleo. Quando o pingüim se suja de óleo, ele perde a impermeabilidade natural das penas e a água gelada entra em contato direto com o corpo, baixando a temperatura e podendo levar à morte. Para dar conta de cuidar de tantos animais, o Cetas vai receber o apoio de biólogos e veterinários do Rio Grande do Sul e vai contar também com a ajuda de técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Brasília.

Vazamento de óleo mata dois mil pingüins em SC.

Foto do dia 26 mostra pingüim sujo de óleo que apareceu em praia de Florianópolis. Pelo menos 2 mil pingüins foram encontrados mortos desde domingo na região com o corpo coberto de óleo. Ainda não se sabe de qual embarcação está vindo o óleo, mas a Marinha realiza sobrevôos para localizá-la.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir