Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2008

Gustav chega à Jamaica com ventos de até 110km/h
Imagens da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) mostram a tempestade tropical Gustav sobre a Jamaica e a tempestade tropical Hanna a leste no oceano Atlântico
Gustav chega à Jamaica com ventos de até 110km/h
Foto: AP

A tempestade tropical Gustav, que matou quase 60 pessoas no Haiti e República Dominicana, atinge a Jamaica e as Ilhas Cayman nesta quinta-feira, com ventos de até 110 km/hora.

O Centro Nacional para Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês), sediado em Miami, prevê que Gustav vá se fortalecer nas próximas horas, ao entrar em contacto com as águas quentes do Golfo do México, na medida em que avança para o ocidente a uma velocidade de 7 km/hora. O fenômeno é classificado como furacão quando contém ventos de 119 km/hora, de acordo com o NHC.

Katrina As autoridades no Estado americano de de Louisiana declararam estado de emergência e colocaram 3 mil integrantes da Guarda Nacional de prontidão, para aguardar a passagem de Gustav.

Também foram feitos planos para evacuações compulsórias em Nova Orleans, onde as autoridades querem evitar o caos de três anos atrás, quando o furacão Katrina destruiu diques da cidade, que teve 80% de sua área inundada. Mais de 1,5 mil pessoas morreram por ocasião da passagem de Katrina pela cidade.

Foi iniciada a evacuação de trabalhadores de algumas das plataformas de prospecção de petróleo no Golfo do México. O preço do barril do produto aumentou em meio a temores de que o fornecimento possa ser afetado.

Gustav é a sétima tempestade tropical desta estação dos furacões no Atlântico.

Gustav chega à Jamaica com ventos de até 110km/h.

Imagens da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) mostram a tempestade tropical Gustav sobre a Jamaica e a tempestade tropical Hanna a leste no oceano Atlântico.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir