Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-08-2008

Juiz impõe alegação de inocência a Karadzic em audiência
O ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic chega a corte do Tribunal Internacional de Haia, na Holanda
Juiz impõe alegação de inocência a Karadzic em audiência
Foto: Valerie Kuypers/EFE

da Folha Online

O ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic se recusou a declarar se é inocente ou culpado das acusações a que responde no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), nesta sexta-feira. Diante da negativa, o juiz do caso, o britânico Iain Bonomy, entrou com uma alegação de inocência em nome do réu.

Uma nova audiência foi agendada para o próximo dia 17 de setembro.

Karadzic, que liderou a República da Sérvia na Guerra da Bósnia (1992-1995), enfrenta acusações de genocídio devido ao cerco a Sarajevo, que durou 43 dias, e ao massacre de 8.000 muçulmanos em Srebrenica, em 1995 --a pior atrocidade ocorrida na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele permaneceu 13 anos foragido antes de ser preso, no último dia 21 de julho, em Belgrado.

Na audiência desta sexta, os promotores ainda deverão comunicar ao juiz o andamento da revisão do processo de Karadzic. "É um processo extenso e complexo, que envolve muitos crimes", afirmou a porta-voz da acusação Olga Kavran. "Nós ainda não temos uma decisão sobre a realização de mudanças."

Na primeira audiência, realizada no último dia 31 de julho, Karadzic denunciou irregularidades em sua prisão --disse que não ouviu seus direitos e não teve acesso ao telefone, entre outros pontos--; e afirmou que desapareceu em respeito a um acordo firmado em 1996 com Richard Holbrooke, ex-assistente do secretário de Estado do governo Bill Clinton.

Karadzic diz que, pelo acordo oferecido por Holbrooke, os Estados Unidos deveriam retirar as acusações de genocídio e crimes contra a humanidade feitas contra ele se ele abandonasse a política. Holbrooke diz que não concluiu o acordo com Karadzic.

Fugitivo

Formado psiquiatra, Karadzic se declarou presidente de uma república sérvio-bósnia quando a Bósnia-Herzegovina se separou da Iugoslávia.

Imagens de Karadzic divulgadas após o anúncio de sua prisão mostravam o ex-líder sérvio-bósnio de cabelos e barba brancos e compridos. Uma delas mostrava ele usando óculos. Segundo as autoridades sérvias, ele trabalhava em um consultório de medicina alternativa na capital sérvia.

Quando foi detido em um ônibus nas proximidades Belgrado, Karadzic portava um documento de identidade sob o nome de Dragan Dabic. O nome falso era o mesmo usado para colaborar com uma revista sobre saúde.

Na prisão, Karadzic cortou o cabelo e fez a barba.

Com Associated Press e France Presse

Juiz impõe alegação de inocência a Karadzic em audiência.

O ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic chega a corte do Tribunal Internacional de Haia, na Holanda; Karadzic se recusou a declarar se é inocente ou culpado por crimes contra humanidade - entre eles, o massacre de Srebrenica que ocorreu durante a Guerra da Bósnia.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir